03 JUN 2022
Neste sábado, dia 4, a Cooperativa Recicla Garça convida a todos para conhecer a coleta seletiva na cidade
A iniciativa faz parte das ações da Semana Mundial do Meio Ambiente
“Uma Só Terra – vida sustentável em harmonia com a natureza”. Este foi o tema escolhido pelas Nações Unidas para direcionar as reflexões do Dia Mundial do Meio Ambiente 2022, que é comemorado em 5 de junho. Todo ano a ONU escolhe um tema diferente para dar ideias de atividades que promovam a conscientização da população com relação à preservação ambiental.
Recicleiros vai celebrar esta semana, promovendo ações de conscientização junto com a Cooperativa Recicla Garça sobre a importância da coleta seletiva e reciclagem como cuidado com o planeta. Como parte das ações de conscientização sobre o tema, a cooperativa estará recebendo a população no sábado, dia 4, das 10h às 14h, para explicar todo o processo de coleta e destinação do material reciclável recolhido na cidade. A Coleta Seletiva em Garça começou em dezembro 2021 e percorre os bairros em dias e horários preestabelecidos (saiba mais em: www.chegouareciclagem.com.br ).
O público, além de conhecer todo processo de triagem do material reciclável, vai entender mais sobre coleta seletiva e sua importância para o planeta.
A entrada é gratuita e a Unidade de Processamento de Materiais Recicláveis (UPMR)  da Cooperativa “Recicla Garça” está localizada na Rua Walter Alves de Souza, nº 71, Distrito Industrial. Contato: (14) 99680-7771, com Tamires Carvalho.
Durante a visitação na UPMR, no galpão de triagem do material, não será é permitida a entrada de menores de 14 anos, porém, as crianças que forem até o local terão um espaço especial com atividades lúdicas sobre Educação Ambiental.
Traje obrigatório:
  • Calça comprida;
  • Camisa, preferencialmente, de manga longa;
  • Sapato fechado e baixo;
  • Uso de máscara facial.

Saiba mais
De acordo com relatório da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil gera em torno de 82 milhões de toneladas de lixo por ano, e, no máximo, 4% são reciclados. Ou seja, grande parte dos resíduos ainda têm como destino os lixões.
A Cooperativa Recicla Garça trabalha para mudar estes números, segregando e preparando todo material para a reciclagem final. A Prefeitura faz a sua parte com a coleta seletiva de porta em porta (você pode conferir os dias e horários certos que passa na sua rua no site www.chegouareciclagem). Este trabalho é coordenado pelo Instituto Recicleiros, por meio do Programa Recicleiros Cidades. Além de Garça, Recicleiros está presente em 13 municípios de cinco regiões brasileiras e de 14 estados, transformando os impactos do lixo em oportunidade de cooperação para viabilizar uma transição rumo à atuação circular. A meta é estar presente em 60 cidades brasileiras até 2023, abrangendo todos os 26 estados, para integrar os processos da coleta seletiva, reciclagem e logística reversa.
Em números, isso vai representar três milhões de pessoas com acesso à coleta seletiva, 10 mil toneladas de materiais reciclados por mês e a geração de três mil postos de trabalho.
 Reciclagem também é geração de renda
Além de evitar a contaminação do meio ambiente e reduzir a extração dos recursos naturais, a reciclagem garante o sustento de mais de 1 milhão de trabalhadores e trabalhadoras no país.
Mais de 90% da reciclagem no Brasil passa pelas mãos dos catadores e catadoras. Hoje, no Brasil, temos mais de 1.850 organizações de catadores distribuídas por todos os estados. Cuidar do Meio Ambiente é apoiar e incentivar as cooperativas que reúne estes profissionais.
Por isso, é muito importante refletir também nesta Semana Mundial do Meio Ambiente sobre o papel da reciclagem para resolver um problema social. E isso perpassa por melhores condições de trabalho para estes agentes ambientais, que em grande parte ainda atua na informalidade e sem condições de segurança.
Recicleiros fomenta e coloca a mão na massa para a formação e incubação de cooperativas por todo país, a fim de melhorar a renda destes profissionais, as condições de trabalho e torná-los protagonistas deste processo.
Hábitos que ajudam a reciclagem acontecer
O sucesso de todos estes processos passa pela responsabilidade ambiental dos cidadãos e das cidadãs. São ações simples, do dia a dia, que fazem toda diferença no resultado final da coleta seletiva e reciclagem. Veja algumas dicas práticas:
1) Separe os materiais recicláveis (plástico, papel, alumínio e vidro) dos resíduos orgânicos;
2) Guarde em um saco os recicláveis limpos, secos e amassados;
3) Coloque no dia e horário certo da coleta seletiva.
E, além disso:
4) Incentive seus vizinhos e amigos a reciclarem também;