15 ABR 2024
Prefeitura mantém política de investimento em uniformes escolares para alunos da rede pública municipal
Kit de uniformes vermelhos. Foto: Fabiano Oliveira
Foram adquiridos mais de 3.800 kits para inverno e verão

A Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria Municipal de Educação, investe constantemente em educação. E os uniformes escolares para as crianças matriculadas na rede pública municipal já se tornaram tradicionais em Garça. A implementação desta política reflete um compromisso com a equidade, a inclusão e a qualidade da educação.

As novas peças chegaram. São mais de 3.800 kits de uniformes de inverno e verão que serão distribuídos aos alunos. Os recursos investidos são superiores a R$ 591 mil.

Benefícios para alunos e equipes escolares
O oferecimento de uniformes escolares aos alunos da rede pública municipal traz um conjunto de benefícios significativos, tanto do ponto de vista pedagógico quanto social. Conheça algumas razões desta importante política pública:

- Promoção da igualdade: o uso de uniformes escolares contribui para a redução das disparidades entre os estudantes de diferentes contextos socioeconômicos. Ao minimizar as diferenças de vestuário, que muitas vezes são vistas como indicadores de status socioeconômico, o uniforme escolar promove um sentido de igualdade e pertencimento entre os alunos, reduzindo potenciais fontes de discriminação e bullying.

- Foco na aprendizagem: com a adoção de um código de vestimenta uniforme, reduz-se a distração relacionada à moda e à competição por roupas de marca, permitindo que os estudantes se concentrem mais nas atividades de aprendizagem. A padronização do vestuário contribui para um ambiente escolar mais disciplinado e propício ao estudo.

- Segurança: os uniformes escolares facilitam a identificação dos alunos, contribuindo para a segurança nas escolas. Em situações de emergência ou durante excursões e atividades fora do ambiente escolar, alunos vestindo uniformes são facilmente reconhecíveis, auxiliando na rápida resposta a qualquer situação que possa surgir.

- Redução de custos para as famílias: ao fornecer uniformes escolares, a administração pública alivia o fardo financeiro das famílias, especialmente daquelas de baixa renda, que têm dificuldades em arcar com o custo de roupas para seus filhos. O uniforme garante a inclusão da criança no ambiente escolar.

- Fortalecimento da identidade escolar:  o uso de uniformes fortalece o senso de identidade e orgulho entre os estudantes em relação à sua escola. Isso pode aumentar o comprometimento e o engajamento dos alunos com a instituição e com os valores que ela representa.

- Facilitação da rotina: para as famílias e os próprios alunos, o uniforme escolar simplifica a rotina diária, eliminando a necessidade de decidir o que vestir a cada dia de aula. Essa praticidade pode contribuir para a pontualidade e a regularidade da frequência escolar.

Assista ao vídeo gravado no momento da chegada dos uniformes clicando sobre o nome da plataforma digital de sua preferência.

Tiktok

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos