16 ABR 2024
SAAE
SAAE adota sistema GIS para gestão eficiente de redes de água e esgoto
Foto Noticia Principal Grande
Na imagem a tubulação subterrânea está em destaque nas cores azul e vermelho. Arte: SAAE
Esta é uma inovação tecnológica, eficiente e sustentável
O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Garça está implementando um novo sistema de gestão tecnológica: o Sistema de Informação Geográfica (SIG), também conhecido como GIS (Geographic Information System). Essa ferramenta permite mapear e monitorar todas as redes de água e esgoto do município, proporcionando uma gestão mais eficiente e transparente dos serviços.

Quais são os benefícios para o SAAE?
Visão completa da rede: o SIG oferece uma visão abrangente de toda a infraestrutura de água e esgoto, permitindo a identificação de pontos críticos, áreas de alta demanda e potenciais problemas.
Gerenciamento proativo: com base em dados reais de consumo e localização das redes, o SAAE pode tomar decisões mais assertivas para a gestão dos recursos hídricos, manutenção da infraestrutura e expansão dos serviços.
Menos interrupções e desperdício: o mapeamento preciso das redes auxilia na identificação de vazamentos e outros problemas que podem causar interrupções no fornecimento de água e esgoto, além de reduzir o desperdício de recursos.
Maior eficiência operacional: o SIG otimiza os processos internos do SAAE, como a atualização cadastral das redes, planejamento de obras e atendimento ao cliente.

Quais são os benefícios para a população?
Acesso à informação: o SAAE pretende disponibilizar aos cidadãos, engenheiros e técnicos o posicionamento das redes de água e esgoto, facilitando a realização de obras e evitando danos à infraestrutura.
Conscientização ambiental: ao disponibilizar informações geográficas sobre o funcionamento da rede, o SAAE busca promover a conscientização da população sobre a importância do uso sustentável da água e do saneamento básico.
Engajamento da comunidade: o SIG contribui para o engajamento da comunidade em questões relacionadas à infraestrutura urbana e à gestão dos recursos hídricos.

Investimento em sustentabilidade
O diretor executivo do SAAE, Eng. André Pazzini Bomfim, destaca a importância do mapeamento das redes para o crescimento sustentável de Garça. "Nas grandes cidades, o subsolo é um caos e ninguém sabe ao certo onde está nada. Em Garça estamos longe dessa situação, mas se não começarmos um trabalho hoje, esse cenário de caos será certo, afinal, são redes de água, esgoto, drenagem, energia, fibra ótica, entre outros brigando pelo mesmo espaço”, alertou André.

Liderança em gestão
O SAAE de Garça se posiciona como referência em gestão tecnológica ao implementar o SIG. "Ao adotar uma abordagem inovadora, o SAAE está liderando o caminho para uma gestão mais eficiente dos recursos, uma melhor compreensão do ambiente local e uma tomada de decisões muito mais assertiva e transparente", conclui o gerente de engenharia do SAAE, Gustavo Ricci.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa