23 ABR 2024
SAAE
SAAE | Autarquia conclui projeto de energia do poço tubular Guarani 1
Foto Noticia Principal Grande
Projeto finalizado para garantir energia ao poço Guarani 1, instalado na Adutora B1. Foto: SAAE
Projeto de energia aumenta a eficiência e reduz custos

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) celebrou a conclusão das obras do projeto de energia elétrica do poço tubular profundo do Guarani. Um importante avanço tecnológico caracterizado pela instalação de um cubículo blindado de média tensão, que agora permite que o poço opere continuamente, conectado diretamente à rede elétrica da concessionária CPFL, sem a necessidade de recorrer a geradores de emergência.

Um processo meticuloso
O processo para alcançar essa melhoria foi complexo e envolveu várias etapas, desde a contratação e desenho do projeto até a execução efetiva da rede elétrica pela concessionária, um serviço antes inexistente no local. As obras foram finalizadas com sucesso na última quarta-feira, dia 17.

Benefícios diretos
José Henrique de Souza Júnior, Diretor de Produção do SAAE, destaca a nova autonomia conquistada pelo poço: “Agora, o Poço Guarani pode operar a qualquer momento, independentemente de geradores, o que reduz significativamente os custos operacionais.”De acordo com Antônio Carlos Rosa Júnior, engenheiro eletricista do SAAE, espera-se que nos próximos meses, os custos com operação do poço reduzam em cerca de 60% comparados aos custos gerados pelo uso de geradores.

Segurança hídrico para o futuro
André Pazzini Bomfim, Diretor-executivo do SAAE, reforça que a autonomia energética é importantíssima para garantir a segurança hídrica do município pelos próximos 20 anos, especialmente em um contexto de níveis históricos baixos de captação superficial.“A conclusão deste projeto não só representa um avanço para a instituição mas também sublinha nosso compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento sustentável da comunidade”, conclui André, destacando o papel vital do poço no abastecimento de água da cidade.

O que é o Aquífero Guarani?
É um imenso aquífero que abrange partes dos territórios do Uruguai, Argentina, Paraguai e, principalmente, do Brasil, com um volume estima em 40.000 Km³ (quarenta mil quilômetros cúbicos) ocupando uma área de 1.200.000 Km² (um milhão e duzentos mil quilômetros quadrados).
O nome foi proposta em 1996 pelo geólogo uruguaio Danilo Anton. Na ocasião, ele chegou a ser considerado o maior aquífero do mundo; hoje é considerado o segundo maior, capaz de abastecer a população brasileira durante 2.500 anos.

Maior reserva de água doce do planeta
A maior reserva de água doce atualmente conhecida é o aquífero SAGA (Sistema Aquífero Grande Amazônia), antigamente conhecido como aquífero Alter do Chão, que teve seu volume oficialmente verificado em 2013, também localizado na América do Sul nos países Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela e Brasil. Ele é quatro vezes maior que o Aquífero Guarani, com um volume estimado em 162.520 km³ (cento e sessenta e dois mil, quinhentos e vinte quilômetros cúbicos) de água disponíveis nele. Deste total, 124.500 km³ (cento e vinte e quatro mil e quinhentos quilômetros cúbicos) estão dentro do território nacional.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonasssa