Estudantes do curso de Licenciatura da Univesp – Polo Garça desenvolveram um Projeto Integrador com o tema “A Capoeira como Prática Pedagógica: Ensinando e Preservando a Cultura Afro-Brasileira”. O trabalho foi realizado na EMEIEF Professora Samira El Adass e envolveu os alunos do 4º ano.
O projeto, liderado pelos estudantes Ana Carolina Miranda Mendes, Anelize Thias Chaves, Guilherme Marino Rufo, Janaina do Carmo Moreira Camilo, Maria Julia Cardoso Sirineu, Maria Tereza Palagan Sbais e Tafnes Luiza Pateis, contou com a orientação da professora Sílvia Elaine Almeida Lima.
A iniciativa teve como ponto de partida a constatação de que o material didático, não abordam o tema de maneira suficiente os temas relacionados à cultura afro-brasileira. Por isso, o grupo escolheu a capoeira como ferramenta pedagógica para enriquecer o aprendizado dos pequeninos.
O plano de aula incluiu uma introdução teórica sobre a história, raízes e relevância da cultura afro-brasileira, seguida de uma vivência prática com instrumentos e movimentos característicos da capoeira. Para complementar a experiência, o grupo convidou o Mestre Chacuruto, especialista na prática e cultura afro-brasileira. A atividade contou também com a participação da professora de Educação Física Luciana e da coordenadora pedagógica Francisca.
A aula foi um sucesso. Como prova disso, salas que estavam ao lado, ao ouvir a animação dos alunos do 4º ano e o som dos instrumentos, ficaram curiosos pela prática e pediram para participar também.
Alex, coordenador da Univesp em Garça, ressaltou que o objetivo do Projeto Integrador é aproximar os acadêmicos das instituições públicas, incentivando a aplicação prática do conhecimento acadêmico e contribuindo para o desenvolvimento do setor público. “É uma oportunidade de trabalhar em equipe e vivenciar a formação no Ensino Superior de maneira transformadora”, afirmou.
Confira mais detalhes deste projeto no vídeo disponível em
www.youtube.com/watch?v=fGxxUob8Lc8.