Prefeitura reforça orientações sobre descarte correto para evitar criadouros do Aedes aegypti
O descarte irregular de materiais inservíveis, como móveis velhos e pneus, tem aumentado nas ruas e terrenos de Garça. Esta ação favorece a proliferação do mosquito Aedes Aesgypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.
Durante o ano diversas ações de limpeza acontecem. A Prefeitura Municipal, Secretaria de Administração dos Serviços Públicos, realiza mutirões de recolhimento destes materiais. Esta semana, de 25 a 29 de novembro, está acontecendo mais um destes mutirões.
Recolhimento de inservíveis é gratuito; basta agendar
A Prefeitura realiza semanalmente o recolhimento dos materiais descartados corretamente pelos munícipes. O serviço deve ser agendado, mas o processo é simples. Basta fazer a solicitação ligando para a Secretaria de Administração dos Serviços Públicos no número (14) 3471-0044.
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h, exceto feriados.
Após o agendamento, os materiais devem ser deixados na calçada, devidamente ensacados, para que a equipe de coleta faça o recolhimento.
O que pode ser descartado?
Entre os materiais que são recolhidos pela Prefeitura estão móveis velhos, pneus, brinquedos quebrados, potes e outros materiais inservíveis.
Não são recolhidos restos de construção (tijolos, telhas, madeira), podas de árvore, lâmpadas, pilhas, óleo de cozinha e material hospitalar (esses devem ser descartados em locais específicos indicados no site da Prefeitura).
Legislação e penalidades
Conforme a Lei nº 5.491/2022, o descumprimento das normas de descarte correto pode gerar penalidades:
- advertência escrita para o primeiro caso de irregularidade,
- no caso de persistência do problema, o infrator pode ser multado em 50 UFG (R$ 4,54 cada), o que equivale a R$ 227,00, valor que dobra em caso de reincidência.
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa
Local: Garça