Principal motivo é o combate ao mosquito Aedes aegypti
A Prefeitura de Garça, em parceria com as Secretarias de Administração dos Serviços Públicos e da Saúde, está promovendo o Mutirão de Limpeza em todos os bairros do município e no Distrito de Jafa. A iniciativa, que começou no dia 25 de novembro, visa eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.
Devido às chuvas recentes, o mutirão será encerrado na terça-feira, 3 de dezembro, no bairro Jardim Imperador. Até segunda-feira, dia 2, foram coletadas nesta etapa 58 toneladas de materiais inservíveis colocados pelos moradores em frente às suas residências. Em ações anteriores neste ano, a Prefeitura já havia recolhido outras 231 toneladas de resíduos, totalizando, até aqui, 289 toneladas de materiais inservíveis.
Como funciona o mutirão?
Os caminhões da Prefeitura circulam das 8h às 16h, recolhendo os materiais deixados nas calçadas pelos moradores. A população deve se organizar para realizar uma limpeza geral em suas casas e quintais, aproveitando a oportunidade para descartar itens sem uso.
Materiais que podem ser descartados
Podem ser colocados na calçada para coleta móveis antigos, pneus, brinquedos, potes e recipientes, equipamentos eletrônicos e outros itens inservíveis.
Atenção: não serão coletados entulhos de construção, tijolos, telhas, madeiras, lâmpadas, lixo hospitalar, baterias e restos de podas de árvores.
Aproveite esta chance para descarte consciente e contribua para um município mais limpo e saudável!
Benefícios para a saúde pública
A retirada de materiais acumulados é essencial para prevenir doenças e garantir a limpeza da cidade. Locais que acumulam água ou sujeira podem atrair não apenas o Aedes aegypti, mas também outros insetos que representam riscos à saúde pública.
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa
Local: Garça