15 AGO 2017
Prefeitura estuda tecnicamente nova área para a implantação da Estação Ciência

A nova área é analisada pela Prefeitura de Garça para a instalação do projeto Estação Ciência. A Secretaria Municipal de Planejamento faz um estudo de viabilidade técnica para a instalação do projeto junto ao Centro Integrado de Educação Polo Arte, localizado na avenida Dr. Rafael Paes de Barros, nº 522, Bairro Willians.

A área já concentra o Teatro Municipal, a Biblioteca Pública e a EMCA - Escola Municipal de Cultura Artística. Se os estudos técnicos forem favoráveis à implantação, o local irá se transformar em um complexo de educação, cultura, ciência e tecnologia a disposição de toda a população.

A nova localização já torna o projeto mais adequado para o fim a que foi proposto originalmente. Além de concentrar as atividades em um grande complexo de conhecimento, também possui mobilidade urbana, com ponto de ônibus em frente ao local e fácil estacionamento, além de ser mais silencioso que o centro da cidade, área inicial para a construção da Estação Ciência.

O engenheiro civil, Daniel Piola Neto, diretor do Departamento de Planejamento Urbano, é quem está desenvolvendo os estudos de viabilidade técnica do local a pedido do secretário municipal de Planejamento, Ruy Zanon Netto e do prefeito João Carlos dos Santos. ?Após os estudos necessários no terreno, faremos adaptações ao projeto original, mas preservando, ao máximo, as suas características iniciais?.

A mudança do local de construção da Estação Ciência é um compromisso de campanha da atual gestão municipal, pois segundo o prefeito João Carlos, o objetivo é fazer da área original do projeto, antiga Estação Rodoviária, um local para a instalação de empreendimentos com características comerciais, que aproveitem a localização privilegiada, no centro de compras da cidade, para gerar mais empregos, oportunidades de negócios e aumento da opção de compras dos consumidores. Porém, é necessário que, apesar da demolição de todo o interior da antiga estação, continue preservada a torre, o relógio e o pórtico de entrada, para que seja mantido o que restou das características históricas da cidade antiga.