13 SET 2017
Garça se prepara para implantação dos Territórios Criativos

A Prefeitura de Garça está finalizando os últimos detalhes para implantação dos Territórios Criativos, que descentralizarão diversos serviços oferecidos no município, como na área de Cultura e Esportes, levando oportunidades para todos os moradores da cidade, que não precisarão se deslocar das regiões onde moram para serem atendidos. O distrito de Jafa recebeu os primeiros trabalhos, que agora serão estendidos para outros pontos.

De acordo com a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Garça, Cláudia Furlaneto dos Santos, a cidade será dividida em territórios, para que as pessoas possam buscar os serviços mais próximo de suas residências, aumentando o interesse nas atividades desenvolvidas em Garça e consequentemente atingindo um número maior cidadãos.

?Nós percebemos a necessidade de descentralizar os serviços oferecidos pela Cultura, Esporte e outras áreas. A ideia é dividir a cidade em territórios, levando até as pessoas tudo o que está sendo disponibilizado pelas secretarias. Queremos levar para todos essas oportunidades?, disse a primeira-dama.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Márcia Praxedes, destacou que o papel de sua secretaria é de trabalhar na articulação da rede de atendimentos, envolvendo todas as demais pastas da Administração Municipal. Ela afirmou que o público está presente nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

?Como vamos levar estes serviços para toda a nossa população, é extremamente importante utilizar esse Centro de Referência para divulgar e trazer o máximo de pessoas interessadas. Nós vamos montar um cronograma com todas as atividades que serão desenvolvidas, passando todas essas informações para a população garcense?, disse Márcia.

O lançamento deste projeto está previsto para o dia 21 de setembro, quinta-feira, às 16h, na antiga base do Consebs Mariana, próximo ao Hospital Psiquiátrico André Luiz, na Vila Mariana. Serão divulgados os projetos atendidos na área de Esportes e Cultura. Profissionais da Saúde também estarão presentes para promover algumas campanhas que estão sendo realizadas.

Segundo o secretário municipal de Juventude, Esportes e Lazer, José Luiz Fernandes Tech, haverá a implantação de algumas modalidades esportivas dentro dos Territórios Criativos, além de projetos para melhor qualidade de vida da população que não precisará deixar os bairros para participar das atividades.

?Essas modalidades esportivas terão como finalidade o caráter social. Estaremos levando para os bairros da cidade, as modalidades do karatê, tênis de mesa e judô. No setor de qualidade de vida, junto com a Secretaria da Saúde e da Assistência Social, orientando quem frequenta as academias ao ar livre. Agora durante o verão também vamos trabalhar com a hidroginástica?, explicou Tech.

A Secretaria da Cultura participa do projeto com as atividades formativas nas linguagens artísticas, como em aulas de violão e dança. Também serão montadas salas de leitura, para inventivo da leitura no município. Segundo a secretária Susy Mey Truzzi, o mais importante de todo o projeto é o fato de estar mais próximo da população, que receberá todos esses benefícios.

?Estaremos próximos das comunidades, estabelecendo diálogos, analisando também a diversidade cultural. Levaremos alguns cursos, mas também queremos trabalhar com as manifestações culturais que são próprias e pertinentes de cada comunidade. Já estamos desenvolvendo uma espécie de piloto no distrito de Jafa, que agora será estendido para outras áreas na nossa cidade?, disse Susy Mey Truzzi.