29 SET 2017
Assistência Social traz carreta do Senai para curso em Jafa

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, promovem no distrito de Jafa, um curso de confeccionador de pizzas e salgados assados. Serão duas turmas, com início nesta segunda-feira, dia 2 de outubro, em uma carreta onde funciona a Escola Móvel do Senai, que está estacionada em frente ao Centro Comunitário de Jafa.

De acordo com a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Márcia Praxedes, o curso será ministrado até o dia 10 de outubro, para duas turmas, com preferência para as pessoas que se encontram desempregadas e que buscam qualificação em uma nova atividade, gerando oportunidade de arrumar um novo trabalho ou mesmo de se tornarem empreendedoras.

?São 14 vagas para o período da tarde e outras 14 para o horário noturno. Uma turma terá início às 14h, com as aulas prosseguindo até às 18h, enquanto a segunda turma começará às 19h e terminará às 22h. Caso haja uma procura maior do que o número de vagas, vamos usar o critério de quem já possui o número do NIS?, destacou Márcia Praxedes.

O curso de iniciação profissional de confeccionador de pizzas e salgados assados tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas à elaboração de produtos de forno em padarias e lanchonetes, atendendo demanda de consumo por produtos saudáveis ou não fritos, como pizzas, e similares, permitindo ao treinando que compreenda os métodos e processos a serem utilizados em uma gama ampla de produtos, bem como a tecnologia de produção dos mesmos. Tudo isso desenvolvido em conformidade com as Boas Práticas de Fabricação e normas de segurança.

Durante o curso, os alunos aprenderão sobre tecnologia de insumos, com indicações e restrições na utilização, fatores como temperatura, umidade, aparência. Matérias-primas indicadas para cada formulação, insumos como farinha, sal, açúcar, fermento biológico, margarinas e gorduras, ovos, além de insumos perecíveis como queijos, embutidos e carnes processadas.

Entre os métodos e processos de fabricação de pizzas e salgados assados, os alunos serão ensinados sobre equipamentos e utensílios para a produção de pizzas e salgados assados: batedeiras semi industriais e industriais, fornos, e outros equipamentos que se fizerem necessários à produção. A higiene e manipulação de alimentos aplicados diretamente na fabricação de pizzas e salgados assados também terá grande destaque.