14 FEV 2018
Quantos leitos tem o Hospital São Lucas de Garça?

Há uma grande dúvida por parte dos munícipes quando se faz a pergunta: quantos leitos são disponibilizados para atendimento aos pacientes do hospital São Lucas?

Baseada em dados oficiais atualizados da SAS - secretaria de atenção à saúde - e do DRAC - departamento de regulação, avaliação e controle - a secretária de saúde, Nátali Gaiato Cruz esclarece: ?Hoje temos um total de 81 leitos de baixa e média complexidades para pacientes no Hospital São Lucas, divididos por especialidades?.

Para maior clareza, vamos contrariar regras jornalísticas e utilizar numerais para exprimir as quantidades. Acompanhe as especificidades atendidas:

Unidade de cuidados intermediários adulto - 1 leito existente, 1 conveniado com o SUS.

Na área cirúrgica;

Ortopedia e traumatologia ? 3 leitos existentes, 2 conveniados com o SUS.

Ginecologia ? 4 leitos existentes, 3 conveniados com o SUS.

Cirurgia geral ? 16 leitos existentes, 9 conveniados com o SUS.

Na clínica geral ? 24 leitos existentes, 15 conveniados com o SUS.

Para a área de obstetrícia (gestantes):

Obstetrícia clínica ? 8 leitos existentes, 4 conveniados com o SUS.

Obstetrícia cirúrgica ? 6 leitos existentes, 5 conveniados com o SUS.

Na área pediátrica:

Pediatria clínica ? 14 leitos existentes, 13 conveniados com o SUS.

Pediatria cirúrgica ? 5 leitos existentes, 4 conveniados com o SUS.

Portanto, do total de 81 leitos disponíveis no Hospital São Lucas, 56 atendem pelo SUS - sistema único de saúde.

A enfermeira Renata Branco, responsável pela UPA e integrante da equipe de intervenção da prefeitura municipal no hospital, explica o assunto da clínica geral, que atende os pacientes adultos que dão entrada no hospital: ? O convênio do hospital com a clínica geral, que atende pelo SUS, é de 15 leitos. Quando há necessidade de um número maior de atendimentos nesta área, quem paga a conta hoje é a prefeitura municipal. E esta situação não é tão rara assim. Neste caso, nós utilizamos leitos particulares para atender os pacientes do SUS, como fizemos recentemente. Havia 17 pessoas sendo atendidas pelo convênio. Como o hospital está sob intervenção municipal, estes dois atendimentos acima do convênio foram pagos pela prefeitura. O SUS não repassa os valores das duas internações que foram feitas acima do número conveniado de 15 leitos?.

Antes da intervenção quem pagava esta diferença nos atendimentos era a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Garça.

?Em nosso hospital os atendimentos são feitos da melhor maneira possível dentro das condições disponíveis no momento?, completa Renata.