22 FEV 2018
Garça sediou encontro regional de museus

Foi realizado em Garça, nesta quarta-feira, dia 21, o I Encontro Regional de 2018 do SISEM-SP - Sistema Estadual de Museus de São Paulo, que coordena e implementa as políticas públicas voltadas para o fortalecimento e valorização dos museus paulistas.

O evento, realizado na Biblioteca Municipal, além da presença dos representantes dos municípios da região administrativa de Marília, também contou com a presença de Davidson Panis Kaseker, diretor do grupo técnico de coordenação do SISEM e de Joselaine Mendes Tojo, coordenadora da equipe de apoio ao SISEM da ACAM Portinati, uma organização social de cultura que faz a gestão de três importantes museus no interior do estado de São Paulo, o Museu Casa de Portinari, em Brodowski;  Museu Índia Vanuíre, em Tupã e o Museu Felícia Leirner, em Campos do Jordão.

Na reunião foram discutidos temas como o CEM - SP - Cadastro Estadual de Museus e a importância do seu preenchimento. ?O CEM ?SP é uma ferramenta de qualificação dos museus e vem recebendo, progressivamente, mais adesões. É o primeiro passo, o conhecimento da real situação dos museus do estado, para que depois possamos estabelecer os critérios para a qualificação desses museus. É por meio das informações desse cadastro que serão estabelecidas as políticas públicas para o setor, incluindo o repasse de verbas via leis de incentivo, entre outros benefícios?, explicou Davidson Kaseker.

Outra pauta importante da reunião foi a discussão para a formação de uma chapa para as eleições dos representantes regionais, que ocorrerão em julho, durante o X Encontro Paulista de Museus. ?As discussões são fundamentais. No SISEM trabalhamos essa lógica dos representantes regionais, porque são eles quem conhecem as cidades, as suas necessidades e podem trazem para o SISEM as demandas específicas?, argumentou Joselaine Mendes Tojo.

A secretária de Cultura de Garça, Susy Mey Truzzi, falou sobre os projetos locais para 2018. ?Nós - de onde viemos? é um dos projetos para este ano. ?Entendemos que a pessoas precisam participar de um projeto que irá contemplar ainda mais a história da nossa cidade. Todos fazem parte dessa história, os que nasceram aqui e os que escolheram Garça para morar, e nós temos que ter essa percepção. Essa plataforma também abre um leque de pesquisa muito grande, onde poderemos revelar fatos da nossa comunidade. Quanto mais nos conhecermos, mais empoderados ficaremos da nossa história e do nosso futuro?.

Susy falou ainda sobre a necessidade de revitalização do Museu Histórico Pedagógico e do Projeto Polo Memória. A secretária finalizou falando da importância da reunião em Garça. ?Para nós é um presente recebermos o Davidson novamente e a Joselaine, juntamente com a participação das cidades da região, de respondermos as questões diretas do SISEM e apresentarmos as propostas para o nosso município?.