27 ABR 2018
Alunos plantam 32 mudas de árvores em volta da escola

Os alunos do 5º ano da EMEF ?Profª Maria do Carmo Pompeu Castro? estão ajudando a tornar o bairro Labienópolis mais bonito e colaborando com o meio ambiente. Eles plantaram 32 árvores em volta da escola.

As crianças participaram de um projeto de educação ambiental promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com os alunos de Engenharia Florestal da FAEF.

O plantio dessas árvores encerrou as atividades que vinham sendo promovidas em sala de aula desde o mês de Março, durante as comemorações do Dia Mundial da Água, cujo tema desde ano, definido pela ONU ? Organização das Nações Unidas, foi ?A RESPOSTA ESTÁ NA NATUREZA?, buscando o uso de soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas hídricos.

O tema veio ao encontro do ?Projeto Datas Ambientais 2018 ? Rearborizando Nossa Cidade?, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente que conta com atividades educativas executadas pela equipe do Centro de Educação Ambiental, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

A proposta também é fazer com que após a fase de transmissão de conhecimento, os alunos passassem a ser agentes multiplicadores, levando para dentro de suas casas a informação recebida e ajudando o poder público no diagnóstico da situação arbórea do bairro.

As crianças foram convidadas a elaborar um folheto para a conscientização da população sobre a importância das árvores em ambiente urbano. O material foi impresso e distribuído durante ação de plantio das mudas.

As mudas escolhidas são adequadas para a arborização urbana e intercaladas em espécies diferentes para colaborar com o paisagismo do bairro, também uma das funções da arborização urbana. Todas foram plantadas cumprindo medida padrão para favorecer o crescimento das plantas.

?As crianças estão bem conscientizadas, o problema é o vandalismo. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente planta muitas árvores, mas perdemos muito por causa da depredação. Inclusive essa área já havia sido arborizada anteriormente, mas as árvores foram furtadas ou destruídas?, explicou Érika Bicalho Buchignani, bióloga da SAMA, responsável pelo projeto.

O que eles acharam sobre esse programa de plantio de árvores

?É importante que as pessoas se conscientizem que as árvores, além de produzirem oxigênio e dar frutos, também ajudam na preservação das nossas águas. Não podemos desmatar porque estaremos prejudicando o nosso futuro?. Maria Clara Rosa dos Santos de Moraes (10 anos) ? estudante que desenhou o panfleto de conscientização entregue pelos demais alunos aos moradores do bairro.

?Eu estou achando boa demais essa campanha. Não tem coisa melhor do que uma boa sombra na frente de casa. Essas crianças estão dando exemplo e os adultos deveriam se espelhar nelas. Eu vou ajudar a cuidar e quero uma na frente da minha casa também?. Ana Maria Leite, moradora do bairro.

?Eu gostaria de avisar para que as pessoas parem de quebrar as árvores e que não desperdicem água, pois a natureza é muito importante para nós e sem ela podemos até morrer?. Nicoly Natália da Silva Bueno (10 anos) - estudante.

?Os adultos precisam aprendem mais com as crianças, porque somos nós quem mais destruímos as árvores e a natureza. Essas crianças estão de parabéns, pois estão dando uma lição pra gente?. João Braga  ? morador do Bairro

?Eu achei o projeto maravilhoso. As crianças estão bastante envolvidas e com um sentimento de colaboração com o bairro?. Miriam Brandão de Almeida ? professora

?Trabalhar com criança é muito legal, porque elas têm uma capacidade de assimilar  informações muito rápido e logo vão disseminando o que aprenderam para dentro de suas casas, com a família e com os amigos. É importante também porque elas crescem com esse pensamento de conscientização e de proteção?.  Larissa Dias (estudante de Pedagogia da Faef) e os estudantes de Engenharia Florestal da Faef: Fernando Souza, Larissa Nini e Rodrigo Kullock.

Programa de rearborização para Garça

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente ? SAMA, ciente de que as áreas verdes são de extrema importância para a melhoria das condições ambientais e influenciam diretamente na qualidade de vida, devido as suas funções ecológico-ambiental, paisagística, climática, psicológica, estética e recreativa, instituiu um planejamento de rearborização da cidade.

Mais de 2 mil árvores já foram plantadas e o projeto consiste ainda no plantio de mais 15 mil árvores até o final de 2020, alcançando, desta forma, o que preconiza as diretivas do Programa Município Verde e Azul, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que busca a meta de cobertura de área verde de 12% da área urbana da cidade.

O Programa de rearborização inicia o plantio a partir das escolas municipais e segue em direção as outras áreas do bairro e inclui aulas de Educação Ambiental. As árvores são plantadas seguindo as orientações técnicas do Programa Município Verde e Azul, que determina um espaço mínimo de 60 cm por 1,20 m de ocupação da calçada.

27/04/2018
Alunos plantam 32 mudas de árvores em volta da escola