Na manhã de terça, dia 15, a vigilância sanitária de Garça realizou um trabalho no cemitério municipal Santa Faustina em Garça.
Segundo instrução da SUCEN - Superintendência do controle de endemias - as condições de todos os cemitérios são propícias para a propagação de escorpiões.
A diretora da vigilância sanitária em Garça, Edna Semenssato de Oliveira, esclareceu que a equipe de controle de vetores foi até o local para a instrução dos servidores públicos que ali trabalham e fazendo a busca aos escorpiões. "O trabalho de busca ativa visa diminuir a população de escorpiões oferecendo mais segurança aos munícipes, aos servidores que estão no dia a dia e também aos trabalhadores das marmorarias que sempre estão desenvolvendo suas atividades no interior do cemitério", afirmou a diretora.
Em pouco tempo de busca foram encontrados cerca de dez escorpiões. Como seus hábitos são noturnos, os animais estavam escondidos e a captura foi rápida devido à experiência da equipe que esteve presente ( veja foto ).
O que foi cobrado pela equipe de controle de vetores foi a utilização de EPI - Equipamento de Proteção Individual - adequado para a busca e prevenção a este animal peçonhento, enquadrado na classe dos aracnídeos.
Os escorpiões encontrados em Garça são os amarelos, os mais venenosos.