16 MAI 2018
USF Mariana II faz evento hoje no Jardim São Lucas

A Unidade de Saúde da Família (USF) ?Doutor Acácio Alves de Souza? (Mariana II) da Secretaria Municipal de Saúde realiza na tarde desta quarta-feira, dia 16, um evento para os moradores daquela região, no Jardim São Lucas, em Garça. Serão levados diversos serviços, como aferição de pressão arterial, apresentação do projeto de horta comunitária, distribuição de mudas e a realização de vários testes.

De acordo com a médica Aline do Val do Carmo, que trabalha há quatro anos na USF Mariana II, foi feito um planejamento para 2018 com a Secretaria Municipal de Saúde, pensando em levar a Unidade de Saúde mais próxima da população. Serão três atividades na área de abrangência. Hoje, dia 16 de maio, das 14h às 16h30, na Rua Sebastião Zucoli; no dia 30 de maio, na Rua Alcides Cação; e no dia 13 de junho, na Praça da Conquista.

?Estamos convidando os moradores aqui dos bairros de abrangência da nossa Unidade de Saúde da Família. Teremos algumas barracas, com vários profissionais desenvolvendo atividades para a população. Realizaremos testes de diabetes e exames rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite, além de apresentarmos o projeto da nossa horta comunitária, distribuindo algumas mudas para quem quiser plantar em sua casa?, destacou a médica.

Entre os serviços, um fisioterapeuta passará algumas atividades para os moradores, ensinando alguns exercícios e alongamentos. A Vigilância Sanitária explicará sobre a importância de manter os quintais limpos, evitando o surgimento de escorpiões e alertando sobre os riscos da dengue e leishmaniose. Uma nutricionista passará dicas de alimentação saudável e ensinará os moradores a fazerem o ?suco verde?, com degustação no local.

?Ainda teremos uma moradora falando sobre reciclagem, explicando sobre como fazer, onde levar, pensando até mesmo em uma forma de renda para quem se interessar. Toda equipe se preparou durante os últimos dias para fazer o melhor para a população do bairro. Essa ideia partiu da necessidade de levar promoção e prevenção de saúde, evitando que os moradores adoeçam?, disse a médica.