24 MAI 2018
24 DE MAIO: DIA NACIONAL DO CAFÉ

Hoje, 24 de maio, é o Dia Nacional do Café. Em Garça, os cafezais estão por toda a área rural. O café é, sem dúvida, o principal produto agrícola do município. Das 840 propriedades agrícolas, 455 cultivam o fruto. São 9.547 hectares de terras produtoras e mais 2.500 hectares de novas lavouras. Dessas unidades produtoras, mais de 50% são de pequenos produtores. Até mesmo na agricultura familiar a predominância é pela produção de café.

Investir na cultura cafeeira, não é apenas um resgate da história, ou para beneficiar grandes cafeicultores, tendo visto que a grande maioria das propriedades rurais é de pequeno porte.

Aumentando a produtividade e valorizando o café, não apenas os produtores saem ganhando, mas toda uma cadeia da economia: o produtor rural e a família do campo, que consomem mais no comércio local; o comércio local que, por sua vez, faturando mais, gera mais empregos; a administração pública arrecada mais e pode fazer mais pelo município. Ou seja, onde circula mais dinheiro, todos no município saem ganhando.

Segundo o prefeito João Carlos dos Santos, a Prefeitura de Garça está estimulando a abertura de mercados em uma época difícil para a economia, onde os municípios cada dia mais precisam ser autossuficientes, dependendo menos de repasses provenientes de outras esferas de Governo. ?Estamos apoiando a cafeicultura, para abrir novas possibilidades de geração de renda e o setor cafeeiro tem um imenso potencial de crescimento e, principalmente, de melhoramento da qualidade dos nossos grãos, produzindo cafés especiais em maior escala do que já vem sendo realizado?.

Com o apoio político da Prefeitura e a orientação técnica do Sebrae, a Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região de Garça - Garça Specialty Coffee Association (GSCA) está conquistando o Registro de Indicação Geográfica (IG) do café da região da Alta Paulista do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

O registro de Indicação Geográfica é necessário para o reconhecimento da procedência do café e um fator determinante para a valorização e a abertura de novos mercados nacionais e internacionais, pois o IG remete a rastreabilidade, a segurança alimentar e as práticas de produção socioambientais corretas.

Outra conquista dos cafeicultores com o apoio da Prefeitura foi ?O Café com RG ? Fazendas da Região de Garza?, lançado no mês de abril em Barcelona, Espanha, durante uma das principais feiras de alimentação da Europa. ?O café em Garça está em plena expansão e apoiar esse resgate da cafeicultura é um dever da gestão pública para abrir novas oportunidades para a economia local?, finalizou o prefeito João Carlos.