A Prefeitura de Garça, diante das acusações improcedentes e sérias contra os profissionais de Saúde que atendem na Rede Pública, manifesta-se com relação ao vídeo publicado pelo senhor José Antônio Frauzino.
Ao contrário do que foi dito, foram cumpridos todos os procedimentos e fluxos deste caso. Ressaltando que tudo está documentado e assinado pelo paciente em seus históricos de atendimento, estando à disposição de autoridades, caso precisem confirmar o que estaremos descrevendo a seguir.
O paciente, após o atendimento de alta complexidade na Santa Casa de Marília, recebeu orientações para o acompanhamento via Unidade de Saúde a que pertence. Porém, não aderiu a tal orientação e não procurou o atendimento na rede municipal. Somente após quase três meses procurou pelos serviços do município, dando entrada via Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Na sequência, após passar por um Clínico Geral na USF a que pertence, foi atendido por um cardiologista no Centro de Especialidades, respeitando, desta forma, todos os fluxos e agendamentos pertinentes ao caso.
Por sua vez, após a consulta com o especialista, foi solicitado um procedimento de cateterismo cardíaco ambulatorial, não caracterizando urgência, ou seja, caso fosse detectada a urgência, medidas imediatas teriam sido tomadas, como ocorreu em dezembro passado.
Como o atendimento ambulatorial, os fluxos para a realização do cateterismo seguiram mediante Central de Vagas da Secretaria Municipal de Saúde Garça, tendo a Santa Casa de Misericórdia de Marília também como referência em alta complexidade para procedimentos ambulatoriais em cardiologia.
Porém o paciente retirou a solicitação de exame na central de vagas por meio de um procedimento na ouvidoria, alegando que faria o exame via ajuda de terceiros. O paciente foi orientado e assinou o documento tomando ciência de que sairia da demanda do município, ficando responsável pela execução ou não do seu exame. A partir daí, dia 18 de maio, às 9h35, o paciente não retornou à rede pública para dar continuidade ao seu tratamento.
A Secretaria Municipal de Saúde preza também pela imparcialidade nos atendimentos, não favorecendo pacientes em detrimento de outros.