19 JUN 2018
Campanha contra gripe é prorrogada em Garça

O Ministério da Saúde anunciou a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe até o dia 22 de junho. A preocupação é com a proximidade do inverno, período de maior circulação dos vírus da gripe. Os trabalhos seguem sendo realizados nas Unidades de Saúde de Família (USF), que devem ser procuradas pelos moradores de Garça que se encontram nos grupos prioritários. A meta é vacinar contra a gripe 54,4 milhões de pessoas em todo o Brasil.

A campanha deste ano tem como público-alvo as pessoas com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, crianças com idade entre seis meses e cinco anos, professores e funcionários das redes pública e privada, indígenas, adolescentes de 12 anos a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais independe da idade (conforme indicação do Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas). Para a vacinação desse grupo, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deve ser apresentada no ato da vacinação.

A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses e cidadãos com histórico de reação alérgica grave à proteína do ovo. Quem for receber a vacina, deve apresentar a caderneta para registro da aplicação e verificação de vacinas em atraso.

A escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.