31 AGO 2018
INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Prefeitura traz para Garça cursos gratuitos de capacitação em automação industrial

A Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, traz  para Garça três cursos na área de automação industrial. São eles: aplicação em acionamento industrial (período da manhã); redes para automação Industrial (período da tarde) e sistemas de automação e controle (período da noite). As inscrições estão abertas até a próxima quinta-feira, dia 6, e as aulas começam em 26 de setembro.

Os cursos são gratuitos e possuem duração de 20 dias úteis. São 20 vagas por curso, totalizando 60 alunos.  Podem participar homens e mulheres com idade acima de 16 anos, alfabetizados e residentes no estado de São Paulo.

Os critérios de preferência que serão utilizados na seleção dos candidatos são:

Candidato com maior idade;

Candidatos com menor escolaridade;

Mulheres arrimo de família;

Candidatos com maiores encargos familiares.

As inscrições também são gratuitas e podem ser feitas no PAT ? Posto de Atendimento ao Trabalhador - , localizado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a Rua XV de Novembro, nº 110, Centro de Garça, ou ainda pelo site: http://www2.viarapida.sp.gov.br/viarapida/cadastrese.jsp

Vale ressaltar que os candidatos selecionados receberão a confirmação da inscrição por telegrama.

A escolha dos temas a serem desenvolvidos foi feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), quando da solicitação dos cursos do Via Rápida Empresas à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. ?Estamos trazendo esses cursos na área de automação industrial, para que o trabalhador garcense se qualifique e acompanhe a demanda das indústrias da cidade, que estão mais automatizadas a cada dia e precisam desta mão de obra especializada?, informou o secretário municipal, Bruno Henrique Severino.

O secretário explicou ainda que os cursos fazem parte do Projeto Qualifica + Garça, uma ação da Prefeitura, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que tem a finalidade oferecer capacitação profissional gratuita aos cidadãos, que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio, por meio de parcerias com outras secretarias municipais e estaduais, sociedade civil, empresas e instituições públicas ou privadas.

O Projeto Qualifica + Garça já realizou este ano na cidade os cursos:

Duas turmas do Time do emprego;

Pintor de parede;

Técnico de vendas;

Formalização de MEI

Curso de Poda

Ainda estão previstos para este ano, os cursos de:

Automação industrial

Inclusão digital

Duas novas turmas do Time do Emprego

Mais informações sobre os cursos:

Aplicação em acionamento industrial (manhã) - O objetivo do curso é capacitar o aluno para atuar em instalação, montagens e manutenção de sistemas de acionamento elétrico industrial, identificar as características e funções dos sistemas e dispositivos de acionamentos elétricos usados na indústria, além de fazer a sua parametrização, respeitando normas técnicas, de saúde, meio ambiente e segurança.

Redes para automação Industrial (tarde) - O objetivo do curso é capacitar o aluno no processo de planejamento e configuração de uma rede para automação industrial, com os principais dispositivos como hubs, roteadores, transceiver, repetidoras, switches e gateways. O curso também qualifica o estudante a analisar e definir as melhores redes e sistemas de controle com uso de protocolo digital de comunicação, no detalhamento de projetos e manutenção em redes industriais, tais como: Foundation Fieldbus, Profibus PA, HART, Modbus, Device Net, Profibus DP, ASI-Bus, e outras redes industriais, conforme especificações técnicas, normas de segurança e responsabilidade ambiental.

Sistemas de automação e controle (noite) - O objetivo do curso é capacitar o aluno para atuar como auxiliar na elaboração de projetos, execução e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais. O curso também qualifica o estudante a realizar a manutenção, medições e testes em unidades de produção automatizadas, programar, operar e manter sistemas automatizados, respeitando normas técnicas de saúde, meio ambiente e segurança.