31 OUT 2018
Atenção Básica passa a ser administrada pela Sociedade Beneficente Caminho de Damasco

Com o auditório da FAEF lotado por funcionários da saúde e autoridades, foi assinado nesta terça-feira, 30 de outubro de 2018, o Termo de Colaboração entre a Prefeitura de Garça e a Sociedade Beneficente Caminho de Damasco (SBCD), que passa, a partir de agora, a administrar os serviços da Atenção Básica do munícípio de Garça.

O evento reuniu toda a diretoria da SBCD e foi a oportunidade para que todos conhecessem a trajetória da organização social, entender suas  propostas e os motivos que levaram a Prefeitura a realizar essa reestruturação do setor.

O primeiro a falar foi o presidente da Diretoria Executiva da SBCD, Dr. Luís Antônio Picerne Herci. ?Nós firmamos um contrato, que dará continuidade aos trabalhos que já desenvolvemos há anos na cidade Garça, que é a nossa sede e a nossa origem. Estamos confirmando assim, o nosso compromisso com a saúde e com os nossos objetivos sociais, dando continuidade aos propósitos que os fundadores tinham em mente quando iniciaram a SBCD?.

Em seguida, o coordenador da entidade em Garça, José Eduardo dos Santos Mendes, mostrou a todos a história e a estrutura da SBCD, que atualmente administra serviços de saúde em 40 municípios, nos estados de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro, com cerca de 1200 funcionários, incluindo o corpo clínico.

Em Garça, a Sociedade Beneficente Caminho de Damasco fará a gestão das 12 Unidades de Saúde da Família (USF); do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF); das quatro Residências Terapêuticas e da Academia da Saúde.

?Estamos vivendo um momento muito maravilhoso dentro da saúde no município de Garça ao participarmos dessa reestruturação. É uma nova história sendo escrita e um legado que está sendo resgatado. Então, esse momento é muito especial para nós?, exaltou Luís Eduardo.

Após a explanação do secretário do Grupo Espírita Fraternidade, José Benevides Cavalcante, que falou sobre a história da Sociedade Caminho de Damasco em Garça, o Prefeito, João Carlos dos Santos, explicou o que motivou a Prefeitura a fazer essa reestruturação da saúde no município. ?Esse projeto foi muito bem pensado e construído por várias pessoas. Estamos muito confiantes que tomamos a decisão correta e que em breve a população estará reconhecendo esse esforço e esse empenho?.

O prefeito afirmou, ainda, que a situação não poderia continuar como estava. ?Eu não fui eleito para deixar as coisas do jeito que estavam. Em algum momento posso ser responsabilizado por algum erro, porém, jamais por omissão ou por falta de vontade de promover as melhorias necessárias. Então fica aqui o nosso voto de confiança e de muito trabalho?.

As palavras do prefeito foram reforçadas pela secretária de Saúde, Natalie Gaiato Cruz. ?Esse é um marco histórico para o município. Eu faço parte deste movimento, não apenas porque estou secretária de Saúde, mas porque sou enfermeira e funcionária da saúde de Garça. Então, falar da Atenção Básica é falar do coração de uma cidade. Nós acreditamos muito nessa nova parceria, que ofertará melhores condições de trabalho e, principalmente, irá garantir o acesso da população a um serviço de saúde com mais qualidade?.

A ex-secretária de Saúde, Paula Miralla Guimarães de Lima, que participou do início das discussões sobre a necessidade de mudanças na área, também prestigiou o evento e falou sobre a reestruturação. ?Esse projeto nasceu de uma necessidade, pois os recursos destinados à saúde são finitos e as necessidades da população são infinitas. Nós esbarramos em muitas questões jurídicas e sociais que refletem diretamente na população. Foi aí que vimos que era preciso pensar em algo que oferecesse para a população a assistência de qualidade que todos merecem?.

O assistente administrativo, Thiago Jacinto, foi convidado a falar em nome da equipe técnica da saúde. Ele é funcionário da Sociedade Beneficente Caminho de Damasco em Garça desde o ano 2000, porém, começou a trabalhar no extinto Hospital Samaritano como office boy por meio da Patrulha Juvenil de Garça, em 1994. ?Estou muito honrado com esse convite para subir aqui e representar os funcionários da saúde. Eu quero dizer que fico emocionado, porque vivenciei boa parte dessa história dentro do Hospital Samaritano e dentro da Sociedade Beneficente Caminho de Damasco. Por isso, enquanto equipe técnica peço a colaboração de todos vocês. Nós vamos trabalhar juntos para poder melhorar, porque nós precisamos dessa melhoria?, finalizou Thiago, que foi aplaudido por todos os presentes.

31/10/2018