Prefeitos e técnicos das oito cidades participantes do Consórcio Intermunicipal de Gestão e Manejo de Resíduos Sólidos do Centro-Oeste Paulista participaram, esta semana em Garça, de mais uma reunião ordinária.
O consórcio visa solucionar tecnicamente a coleta e a disposição final dos resíduos sólidos desses municípios, atendendo a legislação ambiental, evitando a degradação e poluição do solo e recursos hídricos. Fazem parte do consórcio os municípios de Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Fernão, Gália, Garça, Guarantã, Júlio Mesquita e Lupércio.
O presidente do Consórcio, o prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, informou sobre a solicitação de cadastramento do consórcio na Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Outro assunto em pauta e aprovado por unanimidade entre os prefeitos, foi a criação de uma câmara técnica, composta por representantes de cada município, que passarão por capacitação, para que juntos, trabalhem no referenciamento de um Plano Regional de Resíduos Sólidos.
Na oportunidade, uma empresa de Jaboticabal, especializada nas etapas de gestão de resíduos sólidos e projetos de implantação e operação de aterro sanitário, explanou aos prefeitos e técnicos suas propostas para o consórcio local. Essas reuniões de apresentação técnica já acontecem desde junho de 2017, quando iniciaram os encontros entre os prefeitos, para que juntos, resolvam esse problema comum entre os municípios consorciados.