22 NOV 2018
Estudantes garcenses são premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Os 21 estudantes garcenses premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), e na Mostra Brasileira de Foguetes, receberam suas medalhas e certificados na manhã desta quinta-feira, dia 22, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, em Garça. A OBA é um evento nacional realizado nas escolas brasileiras pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Agência Espacial Brasileira (AEB).

O astrônomo João Batista Garcia Canalle, coordenador nacional da OBA e coordenador nacional da Mostra Brasileira de Foguetes, encaminhou um documento ao prefeito João Carlos dos Santos, destacando a participação dos estudantes garcenses e parabenizando todos os envolvidos pelos resultados obtidos em Garça.

Kaila Damaris de Almeida dos Santos, Lana Carolina Peres, Pedro Henrique Pereira Durante, Bruno Henrique Martins de Freitas, Bibiano Gustavo Lopes dos Santos e Caio Freires Prado, da escola Professora Orane Avelino de Souza, receberam certificados e medalhas de ouro. Na mesma unidade escolar, Ana Beatriz Costa Lima e Luiz Otávio Figueiredo Leal, foram premiados com medalhas de prata, enquanto que Diego Elias Ribeiro, Kemely Eduarda Cardoso e Larissa Fernanda dos Santos Duarte, receberam medalhas de bronze.

Representando a escola Professor Edson José Puga, a estudante Gabriely Vitória Hilário Murijas, recebeu a medalha de bronze. Yasmin Vitória Garcia de Oliveira, da escola Manoel Joaquim Fernandes, foi premiada com medalha de bronze. Pela escola Professora Cláudia Maria Rodrigues Aronne, o aluno Samuel Elias Farias ganhou medalha de prata por sua participação.

Gabriela Machado Coracini, da escola Professor João Crisóstomo, ganhou medalha de prata, enquanto que Miguel Gomes Felix, Davi Lopes Cerqueira Rodrigues e Ruan Miguel da Silva, receberam medalha de bronze. Pela escola Professora Norma Mônico Truzzi, Kauan Bryan Aparecido Gomes ficou com a medalha de bronze.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio. A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos, ou seja, o número de alunos participantes não é determinado.

Na Mostra Brasileira de Foguetes, Gabriel Henrique de Souza, da escola Manoel Joaquim Fernandes, recebeu medalha de bronze. Lucas Jorgeval Barbosa Batista e Luan Batista Ruiz, da escola Professora Samira El Adass, ficaram com medalhas de bronze.

A Mostra Brasileira de Foguetes é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.