08 DEZ 2018
Prefeitura promove Natal Espetacular no centro de Garça

A população de Garça ganhou um espaço especial neste final de ano. Foi inaugurado na noite desta sexta-feira, dia 7, na área da antiga estação rodoviária, no centro comercial da cidade, um grande pavilhão de artesanato, um lugar encantado, inteiramente dedicado à magia do Natal, com muita luz, brilho, cores, Papai Noel e sua casa, brinquedos e trenzinho da ACIG, pracinha de alimentação, enfim, um lugar para passear e acender o espírito natalino.

Tudo isso é resultado de dois projetos do Governo do Estado que contemplaram a cidade e a Prefeitura não exitou em aceitar e fazer o possível para que fossem colocados em prática e ofertados à população nesta época de festas.

O primeiro projeto, ?Natal Espetacular?, é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, por meio da primeira-dama, Lúcia França, e foi desenvolvido em seis meses pelo Fundo Social de Solidariedade de Garça. Tanta dedicação resultou nos enfeites que decoram todo o espaço, com lindas árvores iluminadas, lustres, sinos, laços, entres outros acessórios Natalinos, confeccionados com 11 mil garrafas Pet, recolhidas pelos alunos das escolas de Garça, num concurso que contou com a ajuda de parceiros e premiou com uma mesa de pingue-pongue a EMEIF Profª. Cláudia Maria Rodrigues Aronne, pelo maior número coletado e um aluno da escola SESI, que foi sorteado e ganhou um notebook.

?Em parceria também com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Secretaria de Educação, aliamos os objetivos de minimizar o impacto dessas garrafas no meio ambiente, conscientizando os alunos da importância dessa ação, com a alegria de poder proporcionar à população, um Natal que resgata com muito carinho, o espírito dessa época, com os enfeites, a família vindo passear no centro da cidade para visitar a casinha do Papai Noel e para reviver esse momento de tanta alegria que é o Natal para nós?, salientou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cláudia Furlaneto dos Santos, que também agradeceu ao Tiro de Guerra e às voluntárias do Fundo Social que confeccionaram os enfeites com muito amor e dedicação.

A inauguração, a chegada do Papai Noel e o acender das luzes, associados ao início do horário especial de abertura do comércio à noite, atraiu dezenas de famílias que foram saborear o encanto dessa época. ?Eu estou adorando o local. Achei um espaço muito bonito, uma iniciativa muito legal da Prefeitura em trazer os artesãos para centro da cidade, proporcionando uma renda a mais para eles?, disse a dona de casa Alessandra de Oliveira Santos, que foi passear ao lado do marido e dos três filhos.

O segundo projeto, resultou em um pavilhão de 500 m², repleto de artesanato confeccionado pelos artesãos de Garça. Uma variedade grande de enfeites e utensílios para agradar a todos os gostos. O local é um atrativo turístico a mais para Garça, incentivando passeios e compras nesta época, além de oferecer capacitação aos artesãos. ?Está tudo muito lindo e as minhas expectativas de vendas são as melhores, porque, já no primeiro dia, o pavilhão está bem movimentado?, falou Aparecida Tavares Tivo, artesã participante do programa.

O prefeito João Carlos dos Santos ressaltou a importância do local para os artesãos e para a economia do município. ?Essa é uma oportunidade imensa para que possamos valorizar os artesãos e a economia que representam para nossa cidade, desenvolvendo as questões que envolvem a economia criativa. O objetivo desse pavilhão é, justamente, contemplar, valorizar e incentivar essas pessoas com dons diferenciados. Eu gostaria de convidar a todos os garcenses para que venham visitar esse espaço e para que valorizem o nosso comércio, fazendo com que tudo isso aconteça aqui dentro do nosso município e que o dinheiro das compras de Natal fique em nossa cidade?.

O pavilhão da Sutaco, Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades, é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. O secretário estadual, Vinícius Camarinha, participou da abertura. ?Esse programa, através da Sutaco, quer valorizar e resgatar as formas tradicionais de expressão do povo paulista, que é o artesanato. Esse projeto acontece em Garça e em mais cinco cidades. Eu quero cumprimentar a prefeitura que organizou tudo isso, com o clima natalino, e ao vereador Bacana, que é do nosso partido e que fez o pedido para gente, procurando valorizar a nossa região?, explicou o secretário de Estado.

Segundo o vereador Antônio Franco dos Santos Bacana, o prefeito João Carlos aceitou a proposta do pavilhão assim que foi contatado. ?Eu liguei para o João Carlos que, na hora, falou que poderíamos trazer para Garça o programa e acionou imediatamente o secretário Bruno Henrique Severino que, em um tempo curto, organizou tudo que ficou realmente bonito e, o mais importante, beneficiará os nossos artesãos e toda a população de Garça?.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Bruno Henrique Severino, falou sobre a importância de proporcionar essa feira aos artesãos da cidade. ?O artesanato é uma atividade que, além de resgatar a cultura e a história do município, ainda é uma atividade geradora de renda e emprego. O local é estratégico e eu tenho certeza que essa é a primeira feira que nós estamos fazendo aqui, mas que irá se repetir, fazendo com que o nosso artesanato seja cada vez mais reconhecido, bem como a história do município?.

O Pavilhão do Artesanato ficará aberto até o dia 23, de segunda a sexta, das 13 às 22 h. Aos sábados, funcionará no mesmo horário do comércio. Já as atrações natalinas, como a presença do Papai Noel, são no período noturno. A partir desta segunda-feira, dia 10, estão programadas apresentações artísticas todos os dias.

08/12/2018
Prefeitura promove Natal Espetacular no centro de Garça