05 FEV 2019
SAMA solicita: separe o lixo úmido do seco e ajude a melhor a reciclagem

Quando se fala em coleta seletiva a primeira imagem que vem nos vem a cabeça são vários recipientes, um de cada cor. Poucas pessoas saberão qual tipo de material é relacionado a cada cor.

Mas a coleta seletiva que queremos abordar é simplesmente a separação do lixo orgânico do lixo reciclável ou seco, seja nas residências, no comércio ou na indústria.

MAS O QUE É LIXO ORGÂNICO E LIXO RECICLÁVEL(SECO)?

Lixo orgânico são os restos de comida, papel higiênico, papéis engordurados, isopor, fralda descartável e vidros quebrados que devem ser embalados de forma segura.

Lixo reciclável ou lixo seco são os papéis, papelões, latas,

Todos produzimos lixo e podemos fazer a diferença na preservação do meio ambiente com a simples separação de forma correta.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Victor Mafud, faz este pedido à população: "A grande maioria das pessoas tem a ideia de que quando o caminhão passa e faz a coleta o problema terminou, né? Pode ter terminado para aquela residência. Mas todo este lixo, que hoje dá aproximadamente 30 toneladas por dia, vai lá para a usina, onde será separado o lixo seco do lixo úmido. O seco pode ser reciclado e o úmido vira esterco ou será aterrado. Hoje a gente tem um aproveitando muito pequeno, menos de 15% na reciclagem. Isto porque as pessoas não separam o lixo. Ele vai misturado na mesma sacola. Quando chega na usina não tem como aproveitar um material que poderia ser reciclado por estar contaminado com o lixo orgânico. Aí tudo é enterrado e nós gastamos muito para realizar esta ação, sem falar no tempo que vai levar para a decomposição".

E aqui vem o pedido do Secretário: "Ao invés de ter um sacola para o lixo, tenha duas, uma com o lixo úmido e uma com o lixo seco. Mesmo o caminhão da coleta levando tudo junto, na hora da separação faz uma grande diferença e poderemos ter uma eficiência dos materiais reciclados", completou Victor Mafud.

Preservar o meio ambiente pode ser mais fácil do que se pensa. No nosso dia a dia e com atitude simples, podemos fazer a diferença.

Sem falar que o material reciclável pode ser entregue para uma associação de catadores ou a pessoas que trabalham com este tipo de material.

Se cada um fizer a sua parte faremos a diferença e preservaremos a natureza. Os maiores beneficiados seremos nós mesmos.