19 JUL 2019
Exportações sobem 420,54% em Garça

Dados do Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços demonstram que o município de Garça está no caminho certo e preparado para a retomada da economia.  Segundo o relatório do MDIC, no primeiro semestre deste ano as exportações aumentaram 420,54% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram exportados US$ 26,86 milhões, contra US$ 5,16 milhões dos primeiros seis meses de 2018, gerando superávit de US$ 25,14 milhões.

Outro reflexo que demonstra o início do reaquecimento da economia no município é o aumento de quase 50% das importações. Garça fechou o semestre importando 49,57% a mais que no mesmo período do ano passado. Em números reais, foram importados US$ 1,72 milhões em produtos.

O cenário é de fato positivo. Em 2018 o município também fechou o ano com superávit de US$ 37,61milhões. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Bruno Henrique Severino, é importante que Garça esteja preparada para o reaquecimento da economia. ?O Prefeito João Carlos dos Santos sempre acreditou e confiou na recuperação da economia e, desde que assumiu a gestão do município vem trabalhando as políticas públicas e preparando Garça para receber novos investimentos, seja no setor do comércio, prestação de serviços ou indústria. Nós sempre confiamos e acreditamos que o cenário iria mudar e nos preparamos para quando isso acontecesse?.

Ainda segundo o secretário, além da criação da Lei dos Distritos Empresariais e do avanço para o desenvolvimento do novo distrito empresarial, a Prefeitura tem acreditado no potencial do comércio exterior, firmando parcerias com instituições voltadas para a internacionalização, como o PEIEX, um Programa de Qualificação para Exportação que ofereceu e ainda oferece consultoria gratuita para todos os interessados.

A gestão municipal também desenvolve ações que colaboram para o fortalecimento da cafeicultura e as melhorias das condições de mercado, pois o produto sempre foi a principal cultura agrícola produzida no município, sendo responsável por 83% das exportações realizadas neste primeiro semestre de 2019. Sendo assim, apoia os cafeicultores na conquista da Indicação Geográfica dos Cafés da Região de Garça (IG), que irá abrir as portas do nosso café em vários países que exigem essa certificação, além de aumentar a visibilidade e estimular a adoção de boas práticas durante toda a cadeia produtiva.

?Nós também estamos atentos a todas as oportunidades e ampliando as nossas relações internacionais. Em 2018, por exemplo, recebemos o vice-cônsul da Suécia. O país é o 3º maior consumidor de café da Europa. No mês passado, também recebemos o diretor da Câmara de Comércio Brasil Catalunha, que visitou algumas fazendas produtoras de cafés para conhecer a nossa produção. Lembrando que nós já temos produtores que exportam café para a região da Catalunha. E, durante o Cerejeiras Festival, recebemos o cônsul-geral do Japão em São Paulo. O país que é um grande consumidor de café e já compra produtos alimentícios de Garça. Entre outras ações, podemos perceber que o Poder Público, juntamente com instituições, empresários e produtores, vem cumprindo o seu papel e se antecipando para o recebimento de novas oportunidades. Isso é fazer gestão!?