21 MAR 2024
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Novo Distrito Empresarial | Autorização para início das construções no local
Parte dos presentes na noite de quarta, 20 de março. Foto: Fabiano Oliveira
Evento contou com a participação de autoridades e empresários
A noite de quarta-feira, 20 de março, foi mais uma que entrou para a história de Garça. No auditório da Secretaria Municipal de Educação aconteceu a solenidade de assinatura dos termos de autorização para o início das construções no novo Distrito Empresarial “Carlos Augusto Teixeira Pinto”, localizado às margens da SP 294.
A solenidade contou com a presença do Prefeito, João Carlos dos Santos; do Vice-prefeito, Flávio Peres; do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Bruno Henrique Severino; de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Daniel Piola; de Obras e Serviços, Paulo Giacoia; de Gestão Administrativa, Mariângela Garcia Delicato Kussumoto, e do Secretário de Comunicação e Eventos, Fábio Bonassa, que desenvolveu a atividade de mestre de cerimônia.
Representando a Câmara Municipal de Vereadores estiveram a Vice-presidente, Elaine Oliveira, e os Vereadores Rafael Frabetti e Tenente Almeida.
Todos que utilizaram a palavra foram unânimes em destacar a importância do novo Distrito Empresarial para o desenvolvimento da cidade.
O novo Distrito já começa com 50% dos terrenos já ocupados. Entre as empresas que se instalarão no local estão EcoDecor, Chocobraz, Piu Shop, BSS Company, GBS Geo Soluções Ambientais, Adesiva Impressões Digitais, Marques Energia Solar, Veltter Manutenção e Projetos e Lanchero Alimentos.

Prefeito destaca equipe e pilares para desenvolvimento econômico
Em sua participação, o Prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, destacou os Secretários Municipais e suas equipes que se empenharam na obra do novo Distrito Empresarial, e sobre quatro pilares que vem trabalhando para o desenvolvimento da cidade: resgate e valorização da cafeicultura, desenvolvimento do turismo, revitalização do centro comercial e desenvolvimento do comércio e indústria.

Recursos públicos no novo Distrito Empresarial
O Prefeito de Garça também falou sobre o valor investido pela Administração Municipal para criação e efetivação do novo Distrito Empresarial: “A Prefeitura de Garça investiu mais de R$ 10 milhões neste novo Distrito. Toda infraestrutura está pronta para os empresários iniciarem as construções. E isso vai fazer o dinheiro circular com contratação de mão de obra, aquisição de materiais de construção, geração de novos empregos e, consequentemente, mais receitas para o município. Este é o tipo de investimento que volta em muitos benefícios e colabora com o desenvolvimento da cidade como um todo”.

Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo
Bruno Henrique Severino, titular da pasta, ressaltou os diversos entraves que foram superados, um a um, e falou sobre a segurança jurídica para os empresários: “Nós trabalhamos bastante para oferecer segurança jurídica para os empresários que forem empreender aqui na nossa cidade. A lei foi aprovada em 2018 trazendo alguns incentivos, além da doação do terreno, a isenção do IPTU por 5 anos e o apoio na terraplenagem para o início das construções, além de toda a infraestrutura já realizada”.
Bruno também destacou a importância da comissão dos Distritos Empresariais na análise dos projetos para a seleção das empresas: “Ao todo foram 144 projetos apresentados. Após análise da primeira fase ficaram 69, e hoje estamos entregando a documentação para início das obras para 24. As inscrições foram por edital público, oferecendo a maior transparência possível para chegarmos neste momento”.

Início e término das obras e posse dos terrenos
De acordo com a legislação aprovada, o prazo para início das obras é de seis meses. Para a finalização é de dois anos após.
Em relação à transferência da posse dos terrenos para os empresários, o prazo é de 10 anos após o início das atividades, ou seja, as empresas que se instalarem no novo Distrito Empresarial em Garça deverão manter as atividades por um prazo de 10 anos para receberem o documento de posse do terreno.

Para novos empresários interessados: como proceder?
O Secretário Bruno informou que, além dos 24 termos assinados, outros projetos que atendem aos requisitos já foram encaminhados para análise da Câmara de Vereadores.
Os novos empresários que estejam interessados em investir em Garça ainda têm a possibilidade de conseguir terrenos neste Distrito. O trâmite não é mais por edital público.
Os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo pelo número 14 3471-4637, ou comparecer direto em sua sede localizada na rua Barão do Rio Branco, 295, centro.
Todos os projetos serão avaliados pela comissão do Distrito Empresarial e, após aprovação, serão encaminhados para aprovação da Câmara Municipal de Vereadores.

Relação das empresas beneficiadas
Conheça as 24 empresas que receberam autorização para iniciar os investimentos no novo Distrito Empresarial “Carlos Augusto Teixeira Pinto”:
01 - Acton Indústria e Comércio de Eletroeletrônicos Ltda
02 - Adesiva Impressões de Etiquetas e Placas Industriais Ltda