16 AGO 2019
Urgente: crianças de 6 a 11 meses devem ser vacinadas contra o sarampo

Foram confirmados três casos de sarampo na vizinha cidade de Marília. E as autoridades de saúde estão solicitando a vacinação de crianças, com urgência.

A secretária municipal de saúde, Nátali Gaiato Cruz, explica: ?Pedimos que todos os pais que precisarem se deslocar à Marília, levando seus filhos entre 6 meses e 11 meses e 29 dias, procurem a unidade de saúde mais próxima de suas casas e vacinem as crianças. Todas as unidades já estão prontas para atender esta demanda. Marília está classificada como município em surto e temos que desenvolver ações de promoção à saúde aqui em nosso município?.

E a vacinação é extensiva à outras idades também. Não só as crianças, mas toda a população até 49 anos deve ser vacinada, receber a segunda dose da vacina ou fazer uma atualização vacinal. A faixa etária que pode ser contaminada com o sarampo vai de 1 a 49 anos. Porém, Garça está entre duas cidades maiores, Marília e Bauru, e tem grande movimento de pessoas entre elas, o que pode ocasionar o contágio.

A secretária Nátali finaliza: ?Até o momento não há nenhum caso de sarampo em Garça e queremos que a nossa população mantenha-se protegida contra esta doença?.

O que é Sarampo?

O sarampo é uma doença contagiosa que aparece com febre e manchas no corpo, e o tratamento é feito para atenuar estes sintomas. A doença é causada por um vírus chamado Morbillivirus, e é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países subdesenvolvidos.

As vacinas contra sarampo são dadas na infância, e isso fez com que, em 2016, o Brasil tenha recebido da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo.

No entanto, em 2018 o país enfrentou dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas, com mais de mil casos confirmados. São Paulo também está registrando casos de sarampo, o que fez a vacina ser adiantada para a partir de 6 meses nos bebês do município, em julho de 2019

Sarampo em bebês

Bebês também podem contrair sarampo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a doença costuma se manifestar entre seis meses de idade e 2 anos.

O sarampo pode ser prevenido a partir da imunização com a vacina tríplice viral. Ela deve ser aplicada no bebê de 1 ano e reforçada com a tetraviral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba + varicela/catapora)

Sarampo mata?

Segundo o clínico geral Eduardo Finger, o sarampo pode deixar sequelas e eventualmente causar a morte. Normalmente, a doença leva ao óbito por facilitar o surgimento de infecções secundárias, que são potencializadas pelo vírus.

Infecções secundárias se instalam em nosso corpo quando já estamos debilitados e em tratamento por uma infecção mais antiga, também chamada de primária.

Até o dia 18 de julho de 2019, o Brasil confirmou 561 casos de sarampo.

Sintomas de Sarampo

Como é a transmissão do sarampo?

Altamente contagioso, o sarampo é propagado por meio das secreções mucosas (como a saliva, por exemplo) de indivíduos doentes para outros não-imunizados. O período de incubação dura em média 10 dias, mas pode variar de 7 a 18 dias. Isto significa que esta é a média de tempo desde a data da exposição ao vírus até o aparecimento dos sintomas.

Os sintomas do sarampo iniciais apresentados pelo doente são: febre, tosse persistente, conjuntivite, coriza e fotofobia (sensibilidade ou intolerância à luz, natural ou artificial).

Do 2° ao 4° dia desse período, os sintomas iniciais se agravam, e ainda surgem outros sinais de sarampo: manchas vermelhas (que que não coçam e podem aparecer atrás das orelhas) e prostração.

As manchas avermelhadas geralmente progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. Além disso, pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, diarreia, convulsões e lesões no sistema nervoso.