11 SET 2019
Prefeito prestigia abertura do 8º encontro de cafeicultores da região de Garça

Na manhã de quarta, dia 11 de setembro, aconteceu a abertura do 8º encontro de cafeicultores da região de Garça. O evento acontece na sede da AABB.

O Prefeito João Carlos dos Santos esteve na abertura e falou aos presentes: "É uma grande satisfação estar participando mais uma vez deste encontro. Nós, da administração municipal, temos uma visão muito clara deste evento, que não é voltado apenas para a cafeicultura mas para o desenvolvimento econômico não só de Garça mas para toda a região. Parabenizo todas as pessoas envolvidas na organização pelo trabalho para viabilizar novas oportunidades, especialmente para os cafeicultores".

O Prefeito destacou ainda que, com o passar do tempo, a cafeicultura da nossa região foi perdendo seu espaço no cenário produtivo: "Infelizmente, por um motivo ou outro, a cafeicultura acabou se distanciando da importância para os governos. Quando vamos ao governo do estado de São Paulo os dirigentes não enxergam o café da região de Garça. E a gente tem brigado muito dentro do governo do estado para que possamos ocupar o espaço que é nosso por direito, por competência, por dedicação. Então vocês podem ter certeza que tem todo o nosso compromisso da gestão no sentido de incentivar toda a cafeicuttura, não só de Garça mas de toda a região, no sentido do desenvolvimento econômico, com a geração de renda, com a criação de emprego, com o desenvolvimento de novas tecnologias, de inovação. Estamos trabalhando junto com a associação dos produtores de cafés especiais da região de Garça no projeto da IG - Indicação Geográfica. É um projeto que está sendo desenvolvido que valoriza a nossa produção regional, que valoriza o produtor, a nossa história e nossa cultura. É isto que precisamos regatar. E o envolvimento dos produtores é indispensával. Não é só uma iniciativo de governo, de uma associação que representa a classe, mas é necessário o envolvimento do produtor, seja ele pequeno, médio, grande, daqueles que são mais capitalizados ou menos capitalizados. Todos precisam participar para que todos colham os bons frutos do IG", completou o Prefeito.

Também usaram a palavra o chefe da Casa da Agricultura, Wandelei Tavares Dias, o analista da CONAB Garça, o engenheiro agrônomo Edson José Piedade, o diretor da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cláudio H, Funai e o presidente da Associação dos produtores de cafés especiais da região de Garça, Cassiano Tosta.

A primeira palestra, logo após a abertura, foi de Gil Carlos Barabcach, que falou sobre o "Mercado de café".

Na quinta, a partir das 15:00 h, será realizado o 2º concurso de cafés especiais da região de Garça e também o lançamento da marca coletiva do IG - Indicação Geográfica de procedência.