11 OUT 2019
SAAE
Por segurança hídrica, SAAE suspende fornecimento de água em caminhões pipa

Resumo na notícia

- Está suspenso por tempo indeterminado o fornecimento de caminhão pipa

- Garça é o único município entre 75 a captar água de superfície

- Índice pluviométrico mostra queda comparado a anos anteriores

O SAAE ? Serviço Autônomo de Águas e Esgoto - determinou mais uma ação visando manter o abastecimento de água para toda a população.

Publicado no DOEM ? Diário Oficial Eletrônico do Município ? da quarta-feira, dia 09 de outubro, o decreto suspende por tempo indeterminado o fornecimento de água bruta ou tratada para qualquer finalidade em caminhões pipa.

O decreto entrou em vigor na data da sua publicação.

Nas justificativas foram mencionadas a redução da oferta de água dos manciais, a necessidade de ações para evitar o desabastecimento à população e que a vazão consumida pelos munícipes é maior que a vazão tratada.

Por todas estas razões a economia no consumo de água é muito importante.

O diretor-superintende do SAAE, Ulysses Bottino Peres, falou sobre o assunto:?Quando falamos em economia, não estamos nos referindo a dinheiro, embora a redução do consumo possa acarretar um valor menor a ser pago na conta. Estamos dizendo, em outras palavras, que se o consumo não for racional hoje poderemos ter racionamento de água na cidade. Isto ninguém quer. Em uma hipótese mais drástica, as pessoas podem ter o dinheiro para pagar a conta mas não termos água para fornecer?.

Captação em Garça ? Entre todos os mais de 60 municípios que compõem as bacias dos rios Aguapeí e Peixe, Garça é a única cidade que ainda tem captação de água de superfície, ou seja, não temos poços artesianos que buscam a água no lençol freático em profundidades maiores.

Isto acontece porque as nascentes estão localizadas dentro do perímetro do município, onde a água está na superfície. Mas, devido a este fato, o volume diminiu mais rapidamente em época de estiagem, como a que estamos vivendo.

Índice pluviométrico ? Segundo acompanhamento feito pela equipe do SAAE, os índices de chuva em 2019 começam a preocupar. Vamos aos dados:

No 1º quadrimestre de cada ano, em milímetros (quantidade de litros por metro quadrado de terreno):

2017 - 803,20

2018 - 736,60

2019 -  719,70

No 2º quadrimestre de cada ano, em milímetros (quantidade de litros por metro quadrado de terreno):

2017 - 341,20

2018 - 195,60

2019 -   97,10

No 3º trimestre podemos comparar os dados até o momento.

Para o mês de setembro:

2017 -   11,00

2018 - 108,50

2019 -   75,40

Para o mês de outubro:

2017 - 208,00

2018 - 319,80

2019 -     1,00 (até dia 10)

Conheça os municípios que integram as bacias hidrográficas dos rio Aguapeí e Peixe:

Aguapeí? Álvaro de Carvalho, Arco Íris, Cafelância, Clementina, Dracena, Gabriel Monteiro, Garça, Getulina, Guaimbê, Guarantã, Herculância, Iacri, Júlio Mesquita, Lucélia, Luiziânia, Mirandópolis, Monte Castelo, Nova Guataporanga, Nova Independência, Pacaembu, Panorama, Parapuã, Paulicéia, Piacatu, Pirajuí, Pompéia, Queiroz, Quintana, Rinópolis, Salmourão, Santa Mercedes, Santópolis do Aguapeí, São João do Paul D?alho, Tupã, Tupi Paulista e Vera Cruz.

Peixe ? Adamantina, Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Bastos, Borá, Caiabu, Caiuá, Echaporã, Emilianópolis, Flora Rica, Flórida Paulista, Gália, Indiana, Inúbia Paulista, Irapuru, Junqueirópolis, Lupércio, Lutécia, Mariápolis, Maríia, Martinópolis, Ocauçu, Oriente, Oscar Bressane, Osvaldo Cruz, Ouro Verde, Piquerobi, Pracinha, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Quatá, Rancharia, Regente Feijó, Ribeiro dos Índios, Sagres, Santo Anastácio e Santo Expedito.