22 ABR 2024
SAAE
Água | SAAE implanta macromedidores para melhor gestão da água
Prédio da ETA (Estação de Tratamento de Água) em Garça. Foto: SAAE
Ação inédita contribui para manutenção de uma tarifa justa
No avanço para uma gestão mais eficiente e sustentável dos recursos hídricos, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Garça adotou uma estratégia pioneira: a implantação de macromedidores, que têm o objetivo de monitorar de maneira eficaz a quantidade de água tratada disponibilizada à população. Esses dispositivos que podem ser descritos como versões ampliadas e mais precisas de hidrômetros. Essa iniciativa representa um marco na história do SAAE, oferecendo uma administração mais eficaz da água e benefícios diretos para os consumidores.

Impacto positivo e resultados iniciais
Após pouco mais de dois meses da introdução dos macromedidores, os resultados positivos começaram a ser percebidos. De acordo com Gustavo Ricci, gerente de Engenharia do SAAE, “o monitoramento preciso permitiu uma avaliação detalhada das perdas durante a distribuição e o impacto financeiro resultante. Essa análise possibilitou a implementação de medidas para reduzir essas perdas, contribuindo assim, para a manutenção de tarifas equitativas e permitindo investimentos futuros sem sobrecarregar o consumidor”.

Melhoria na gestão dos recursos hídricos
Um dos principais benefícios trazidos pela macromedição é o aprimoramento na gestão dos recursos hídricos, permitindo um controle preciso sobre o volume de água disponibilizado à população. Esse monitoramento é essencial para identificar e diminuir as perdas na distribuição. Em Garça, os macromedidores revelaram índices de perdas de água de 32%, e no Distrito de Jafa de 26%, significativamente inferiores à média nacional de perdas que é de 40%, evidenciando a eficácia dessas medidas no combate ao desperdício.

Benefícios diretos para os consumidores
A implementação dos macromedidores não beneficia apenas a gestão hídrica, mas reflete diretamente na vida dos consumidores. A possibilidade de monitorar o consumo em tempo real e ajustar a produção e distribuição de água conforme necessário, promove uma resposta mais ágil a qualquer deficiência no sistema, evitando inconvenientes futuros e criando um ambiente mais sustentável para a prestação de serviços de água e esgoto.

Contribuições para a sustentabilidade
Além dos benefícios imediatos para a gestão da água e para os consumidores, a macromedição desempenha um papel vital na sustentabilidade ambiental e econômica. O monitoramento preciso e a análise do consumo ajudam a ajustar os processos não apenas na distribuição de água, mas também nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), assegurando a eficiência operacional do sistema como um todo.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa