10 JAN 2020
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Volume exportado dos cafés de Garça bate recorde em 2019 e chega a 27 países

Dados oficiais divulgados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços mostram que 2019 foi um ano excelente para a cafeicultura de Garça.

São mais de 550 produtores de café em Garça. Mesmo com ótima qualidade, a cidade vinha mantendo um nível de exportação inferior a 20 mil sacas de 60 kg anuais entre os anos de 2010 a 2017.

O Prefeito João Carlos dos Santos, desde o início de sua gestão, trabalhou para valorizar ainda mais o principal produto agrícola produzido em solo garcense. ?A cidade surgiu devido à produção cafeeira, fez e faz parte da história da vida de muitas famílias do nosso município e também da região. A produção de café continua com muita eficiência e qualidade. Trabalhar por esta valorização é obrigação do gestor que está à frente do município?, disse o Prefeito.

Principal responsável por conseguir os recursos para o início do projeto de ?IG ? Indicação Geográfica ? Café da Região de Garça?, o Prefeito ressalta o empenho dos produtores: ?Os cafeicultores são lutadores, acreditam, investem, geram empregos, geram receitas para o município. Pessoas com esta índole fazem a diferença para melhor, com trabalho, planejamento e a produção de um café diferenciado. Não é só vontade política que faz um projeto como o do IG avançar,  o produto tem que ser bom. E nós temos um produto excelente?.

Em 2018 o resultado deste esforço de valorização começou a aparecer. Houve um expressivo aumento no volume de exportação, saindo de menos de 20 mil para 194 mil sacas, um volume oito vezes maior e recorde até aquele momento.

Além de boa bebida, o café de Garça e da região deu um título na etapa estadual do prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor ? Mário Covas. Em maio de 2019 no Memorial da América Latina, em São Paulo, o Prefeito garcense recebeu o prêmio na categoria ?Cooperação intermunicipal para o desenvolvimento econômico?, com o projeto ?Indicação Geográfica dos cafés da região de Garça ? valorização e resgate da história?.

Hoje parece aquele prêmio era o prenúncio desta informação divulgada pelo governo federal.

De janeiro a dezembro de 2019 foram exportadas 358.400 sacas de 60 kg do café de Garça para 27 países ao redor do mundo. Países como Itália, Alemanha, Estados Unidos, Bélgica, Noruega, Japão, Rússia, Canadá, França, Malásia, Espanha, entre outros, receberam o nosso café.

Os três maiores importadores foram Itália com 66.332 sacas, Alemanha com 57.147 e Estados Unidos com 46.471.

A venda total de 2019 superou a de 2018 em cerca de 85%.

Os valores obtidos com a exportação foram da ordem de US$ 45.700.000,00 (quarenta e cinco milhões e setecentos mil dólares), mais de R$ 185.000.000,00 (cento e oitenta e cinco milhões de reais).

Notícias como esta fazem com que o garcense tenha cada dia mais orgulho do café produzido por aqui.