15 JAN 2020
Descarte de pilhas e baterias tem ponto de coleta na sede do SAAE

A Prefeitura de Garça assinou um convênio com a empresa Green Recicla Pilhas para realizar a logística reversa, que é o recolhimento e destinação correta de pilhas e baterias. Se descartadas no lixo comum estas pilhas liberam cádmio, chumbo e mercúrio. São metais pesados que cotaminam o meio ambiente e o lençol freático, de onde é captada a água para ser tratada e distribuída às torneiras de toda a cidade.

O primeiro ponto que está à disposição da população para o descarte correto é a sede do SAAE localizada na rua João Bento, 40.

Em breve outros locais também terão o recipiente para que os munícipes possam realizar o descarte de pilhas e baterias.

No SAAE também há um tambor para recolhimento do óleo de cozinha usado que também deve ser reciclado.

Para assistir ao vídeo do local, clique aqui.

Esta ação faz parte dos 17 ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - enquadrando-se no ODS 12 - assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis, metas 12.4 - alcançar o manejo ambientalmente adequado dos produtos químicos e de todos os resíduos, ao longo de todo o ciclo de vida destes, de acordo com os marcos internacionamente acordados, e reduzir significativamente a liberação destes para o ar, água e solo, para minimizar seus impactos negativos sobre a saúde humana e meio ambiente; e 12.5 - até 2030 reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reúso.

Assista ao vídeo explicativo sobre a ODS 12 produzido pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - clicando aqui