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MAI
11
11 MAI 2020
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
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Pandemia provoca redução de quase 50% nos atendimento do Procon em Garça
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O Procon de Garça divulgou os atendimentos realizados em abril deste ano. Foram 224 no total, quase 50% a menos que os procedimentos realizados no mesmo mês de 2019. Essa redução na procura pelo órgão de proteção e defesa do consumidor já é um reflexo da pandemia de Covid-19, que provocou o distanciamento social como medida protetiva e, consequentemente, queda nas vendas e mudanças no atendimento do órgão em Garça. 

Durante abril deste ano, as ?simples consultas? somaram 156 demandas. As ?simples consultas? são as orientações oferecidas ao consumidor quando ele busca o auxílio do Procon para esclarecer alguma dúvida sobre contratos, compras, entre outros procedimentos. As orientações prestadas pela unidade podem esclarecer a dúvida do consumidor e até mesmo resolver o seu problema. 

As reclamações relacionadas a assuntos financeiros lideraram as ?simples consultas?, com 57 procedimentos cadastrados. Depois apareceram as reclamações de produtos, com 35 ocorrências. Seguido de serviços privados, com 25, e serviços essenciais, com 19 demandas. Alimentos foram 12 consultas e saúde e habitação quatro cada uma.

Os procedimentos da Nota Fiscal Paulista totalizaram 10 atendimentos. Ainda no mês, foram verificados 19 atendimentos preliminares. Esse tipo de procedimento pode ser realizado por meio de uma ligação telefônica, quando o Procon intervém junto ao fornecedor para obter a resolução do problema do consumidor, em caso de se tratar de uma relação de consumo. Nesse tipo de atendimento, há o compromisso do fornecedor de resolver a questão.

Também foram registradas 22 emissões de CIPs (Carta de Informações Preliminares). Essa carta é enviada ao fornecedor diante da necessidade de que ele se manifeste por escrito sobre algum pleito apresentado pelo consumidor ? atendendo ou não a reclamação.

Em abril ainda ocorreram 11 CIPs finalizadas com acordo e cinco CIPs finalizadas com outras baixas (encerradas, canceladas, consulta concluída). 

O Procon informa que durante o período de quarentena os atendimentos são realizados mediante agendamento, para evitar aglomeração de pessoas na sala de espera. Os agendamentos podem ser realizados pelo telefone: 3406-3632 ou pelo e-mail: procon@garca.sp.gov.br. Em Garça, o Procon atende à Rua 15 de Novembro, 110. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h horas. 

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