Nesta terça-feira, dia 16, das 7h às 13h, os agentes de saúde e os de endemias estarão uniformizados percorrendo algumas ruas da Vila Rebelo, onde também foram registrados casos positivos de dengue. Veja no mapa as ruas que receberão a nebulização.
Garça registra 643 casos confirmados da doença. O inseticida utilizado na nebulização é específico para eliminar mosquitos em fase adulta, porém, não é eficaz para eliminar os criadouros, ou seja, a fase aquática do mosquito: ovo, larva, pupa.
A nebulização é mais uma ferramenta utilizada pela Prefeitura no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Porém, segundo a Vigilância em Saúde, a nebulização não será eficiente se os moradores não redobrarem os cuidados em suas casas, evitando a proliferação do mosquito. Para isso é necessário, pelo menos uma vez por semana, eliminar os recipientes que possam acumular água, evitando focos do mosquito.
Também existem alguns procedimentos que os moradores devem adotar durante a nebulização para que o veneno mate o mosquito e não prejudique as pessoas e os animais domésticos. São eles:
PREPARE SUA CASA
Guarde em lugar fechado e/ou mantenha cobertos:
Alimentos, água e utensílios de cozinha;
Roupas limpas e/ou penduradas no varal (mesmo molhadas)
Bebedouros de animais e gaiolas de passarinhos
Retire ou mantenha levantadas:
Roupas de cama;
Toalhas de mesa.
Mantenha abertas:
Portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida
Durante a aplicação do inseticida, permaneça na calçada com as crianças e os animais domésticos, só retornando 30 minutos após o término da aplicação do inseticida.
Se na sua casa houver pessoas doentes ou acamadas, estas deverão ser mantidas no quarto, com as portas e janelas fechadas, permanecendo até 30 minutos depois do final da aplicação.