30 JUL 2020
Fotografia, música, cinema e literatura no #MISemCasa

A programação do #MISemCasa, campanha online especial do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, traz na próxima semana programações de cinema, fotografia, música e literatura, além das oficinas para o público infantil e os novos cursos online que estão com inscrições abertas.

O #MISemCASA acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19, que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento temporariamente suspenso.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

Programação #MISemCasa | 31.07 a 02.08

31.07 | Sexta-feira | 18h | Fotografia: Referências para o processo criativo (ao vivo)

O Pontos MIS, programa do MIS de difusão cultural, lançou oficinas online e gratuitas sobre fotografia com vídeos curtos que trouxeram Referências para o processo criativo. Os primeiros dois módulos foram referentes a Retrato e Moda e apresentaram os trabalhos dos fotógrafos e fotógrafas Francesca Woodman, Sarah Moon, Man Ray, Horst P. Horst, Steve McCurry, Tadeu Vilani, Philip-Lorca diCorcia e Jeff Wall. Neste bate-papo ao vivo os fotógrafos e oficineiros do Pontos MIS: Beto Salgado, Natália Tonda, Melissa Szymanski e Leandro Menezes vão conversar sobre os diversos fotógrafos e estilos na fotografia, abordando assuntos como: autorretrato, Street, Documental, Spy e Moda, fazendo um paralelo com o que foi apresentado nas vídeo-aulas e como conseguir ser criativo com poucas ferramentas, também irão responder perguntas do público. O encontro é aberto a todos e acontece no canal do MIS no YouTube.

31.07 | Sexta-feira | 20h | Coleção Musicais no Cinema ? Hernani Heffner

Este episódio, apresenta uma edição inédita dos relatos do pesquisador Hernani Heffner. No depoimento para a exposição Musicais no cinema, Hernani Heffner traça um panorama de grandes momentos da história do cinema brasileiro, com atenção especial para a relação do cinema com a música e como em diversos contextos de nossa história essa relação criou grandes produções. Fala da Cinédia, das produções da Atlântida e os sucessos comerciais das Chanchadas no Brasil e de como as produções contemporâneas do cinema brasileiro trazem uma nova abordagem musical no cinema com um grande número de produções do tipo cine-biografias.

A formação da coleção Musicais no cinema foi parte integrante da exposição homônima realizada pelo MIS em 2019, em parceria com Philharmonie de Paris. Através de diversos depoimentos e entrevistas realizados pelo curador da adaptação brasileira da exposição, Duda Leite, pode-se ter um rico mosaico da apropriação do gênero musical cinematográfico no Brasil, suas variações e impacto social em diferentes períodos. A coleção reúne registros de nomes como Walter Lima Jr., Elza Soares, Claudia Raia, Daniel de Oliveira, Silvio de Abreu e Ricardo van Steen.

01.08 | Sábado |16h e 18h l Bate-papo de cinema Pontos MIS |Eleições (AO VIVO)

O Pontos MIS, programa de difusão cultural do MIS, realiza semanalmente a exibição digital de um filme seguido de bate-papo ao vivo no canal do YouTube do MIS. A edição deste sábado, 01.08, exibe e debate o documentário nacional Eleições (Dir Alice Riff, 2019, Brasil, 96 minutos, 12 anos). A sessão, realizada em parceria com a Videocamp, acontece gratuitamente às 16h e será seguida por bate-papo ao vivo, às 18h. Participam da conversa, o cineasta e professor de cinema Bruno Cucio e a diretora do filme, Alice Riff. Para assistir ao documentário é necessária inscrição prévia por meio destelink.Em Eleiçõesa rotina de uma escola de São Paulo é alterada pelas eleições do grêmio estudantil. No filme de Alice Riff é possível identificar como o processo afeta as relações entre alunos, assim como as eleições presidenciais mexem com um país.

02.08 | Domingo | 17h | MIS Ex-LibrisMénage Literário, Literary Menage, Ménage Literario

A segunda edição do MIS Ex-Libris, programa do museu que traz bate-papos ao vivo sobre literatura e que visa debater novos suportes tecnológicos, aborda o livro Ménage Literário, Literary Menage, Ménage Literario (2020)edição trilíngue (português, inglês e espanhol ) recentemente lançado pela Relicário Edições. Participam da conversa, mediada por José Luiz Goldfarb, os autores do livro Jacques Fux (escritor, pesquisador, matemático, mestre em Computação, doutor e pós-doutor em Literatura) e Rodrigo Lopes de Barros (crítico, cineasta, escritor e Professor Assistente de Estudos Latino-americanos na Universidade de Boston). Publicado em 2016, o conto Ménage à trois de Jacques Fux rendeu o curta-metragem Ménage literário e o ensaio crítico Jacques Fux, um Pierre Menard tropical, ambos do cineasta Rodrigo Lopes de Barros. Juntos ? conto, ensaio e curta ? compõem Literary ménage, ménage literário, ménage literario, uma experiência de fruição textual e uma viagem híbrida pelo hipertexto literário passando por diferentes mídias e linguagens.