22 DEZ 2020
SAAE
SAAE investe R$ 2 milhões em novo sistema de pré-tratamento de esgoto

O SAAE ? Serviço Autônomo de Água e Esgoto ? está realizando mais um investimento na eficiência da ETE ? Estação de Tratamento de Esgoto ? Tibiriçá.

Além da limpeza da primeira lagoa, algo que não havia sido feito desde sua inauguração, agora a autarquia vai adquirir um sistema mecanizado de pré-tratamento de esgoto. Com este equipamento o efluente (água) que é liberado no rio Tibiriçá terá uma melhora considerável na sua qualidade.

O investimento total neste novo equipamento é de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reias), sendo R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) obtidos junto ao FEHIDRO - Fundo Estadual de Recursos Hídricos -, a instância econômico-financeira de apoio à implantação da Política Estadual de Recursos Hídricos, que utilizam recursos para promover a melhoria e a proteção dos corpos de água e de suas bacias hidrográficas, e R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) de recursos próprios do SAAE.

?Um projeto como este aumenta a eficiência de um dos serviços prestados pelo SAAE, que é o tratamento do esgoto. Nós temos a obrigação de devolver aos rios efluentes que tenham a máxima qualidade para beneficiar a natureza e os moradores das outras cidades que também utilizam as águas do rio em seu curso natural?, disse o diretor-superintendente, Ulysses Bottino Peres.

Ulysses esclareceu a origem dos recursos: ?O valor vindo do FEHIDRO é a fundo perdido, ou seja, não precisa ser reembolsado à instituição. Já o recurso que o SAAE está investindo foi obtido com os pagamentos das contas de água dos garcenses?.

Estes são investimentos na infraestrutura do município, que, na maioria dos casos, não saltam aos olhos da população.

Na limpeza da primeira lagoa e na aquisição do novo equipamento de pré-tratamento de esgoto estão sendo investidos mais de dois milhões e quinhentos mil reais.

Imagem meramente ilustrativa