28 DEZ 2020
Covid-19 ? aumento dos casos e alta ocupação de leitos de UTI preocupa

As festas de fim de ano chegaram em meio à pandemia de Covid-19. E os números de casos confirmados e suspeitos estão subindo, o que acende a luz amarela.

As autoridades sanitárias reforçam a necessidade da colaboração de todos.

As ações são conhecidas: usar a máscara ao sair de casa, evitar festas e aglomerações, visitar o comércio somente quando necessário, lavar as mãos várias vezes por dia e, quando não tiver acesso à água e sabão, utilizar o álcool em gel 70°.

O Prefeito João Carlos dos Santos faz um alerta a todos: ?A nossa preocupação é poder oferecer o atendimento necessário a quem precisar. Os casos confirmados e os suspeitos estão em alta na cidade. Com o fim de ano aconteceu um relaxamento nos cuidados e podemos ter um colapso no sistema de saúde no começo do ano. A única maneira de evitar isso é contar com o entendimento de todos. Não adianta passar a responsabilidade pra frente. Cada pessoa que se cuida é muito importante, não só para ela, mas para todos com quem esta pessoa tem contato no seu dia a dia, seja em casa ou no ambiente de trabalho?.

Os casos agora estão em maior quantidade entre os jovens, que levam o vírus para as pessoas de seu convívio.

A Secretária Municipal da Saúde, Natali Gaiato Cruz, explica sobre os atendimentos: ?A Unidade de Saúde dos bairros é a primeira porta de referência para o paciente sintomático respiratório, aquele que tenha um ou mais sintomas da Covid-19. E a UPA é somente para pacientes com as crises de agravamento, quando os sintomas se tornam mais fortes e complicam o bem estar da pessoa?.

O Prefeito também falou sobre a atividade econômica: ?Sabemos da importância da indústria e do comércio. Precisamos favorecer a atividade econômica, mas os empresários precisam continuar colaborando, tomando as medidas sanitárias na sua empresa, entre os seus colaboradores e oferecendo segurança aos seus clientes. Disponibilizar álcool em gel, evitar que aconteçam aglomerações dentro do seu ambiente, verificar a utilização de máscaras faciais por todos os seus colaboradores e também de seus clientes. Somente com a participação de todos poderemos conter o avanço desta alta de casos de Covid-19 em Garça. Temos que nos cuidar para não sofremos consequências sérias em um futuro próximo?.

Disponibilidade dos leitos UTI ? Mesmo com a implantação dos 10 leitos de UTI no Hospital São Lucas em Garça, a referência para os atendimentos às complicações da Covid-19 continua sendo o Hospital das Clínicas em Marília. E a notícia não é boa. A UTI está com quase 90% da capacidade de atendimento comprometida.

Os outros hospitais de Marília também: a Unimar já anunciou estar com 100% da capacidade de atendimento e a Santa Casa está com 90%.

A alta das taxas de ocupação dos leitos de UTI acontece em toda a região. No Hospital Estadual de Bauru a ocupação está em 65%, em Santa Cruz do Rio Pardo 100%, em Ourinhos 100% e em Paraguassu Paulista 120%.

?Não queremos ter garcenses que não consigam atendimento, caso necessitem. A colaboração de toda a população é fundamental e indispensável?, completou o Prefeito.