21 JAN 2021
Prefeitura anuncia centro de referência da atenção básica para atendimento à Covid-19

Com uma alta aceleração dos casos confirmados de Covid-19 em Garça nos últimos dias, a administração municipal está tomando providências para priorizar e centralizar o atendimento às pessoas que apresentarem sintomas gripais e outros que possam estar relacionadosà doença.

O objetivo é fazer com que o atendimento de todos os pacientes que possam ser sintomáticos seja personalizado, com maior eficiência e, consequentemente, diminuindo a possibilidade de contato entre as pessoas e possível elevação nas transmissões.

O Prefeito João Carlos dos Santos explica a ação: ?Estamos criando este centro de referência da atenção básica para à Covid.19. Será implantado na estrutura física na unidade Glenda Rodella Dumas, localizada na rua São João, 165, antigo hospital Samaritano, e que receberá todos os pacientes com sintomas respiratórios ou gripais em casos leves e que podem ser relacionados à doença?.

Início das atividades e horário de funcionamento

O centro de referência de atendimento à Covid-19 começará a atender a partir da próxima semana. Todos os esforços estão sendo feitos para que possa começar já na segunda-feira, mas o anúncio oficial do início dos atendimentos será feito quando toda a estrutura estiver finalizada e pronta para receber os munícipes.

O local estará totalmente equipado e funcionará 12 horas por dia, sem intervalo para almoço, das 07:00 às 19 h de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 07:00 às 13:00 h. Este serviço será oferecido, inicialmente, por oito semanas a partir do dia 25/01. Se necessário, poderá ser prorrogado.

Atendimento na UPA 24 h

A UPA também já está preparada e a triagem de casos sintomáticos de Covid-19 será atendida separadamente da urgência e emergência de outras enfermidades.

Quando o centro de referência da atenção básica à Covid-19 estiver em funcionamento, os garcenses poderão procurar a UPA nos horários em que estes serviços não estiverem eu seu horário de funcionamento, ou seja, de segunda a sexta, após às 19:00 h, sábado após às 13 horas e domingo o dia todo.

A UPA é o serviço de retaguarda para os casos suspeitos de Covid-19.

Hospital São Lucas

O Prefeito também falou a respeito da estrutura que está à disposição para atendimento dos casos de Covid-19 no HSL: ?Nós temos sete leitos clínicos para assistência aos casos menos graves, e mais seis leitos de UTI exclusivos para a Covid-19. É bom deixar claro que os leitos de UTI que atendem à Covid-19 estão alocados em separado dos outros 10 leitos de UTI clínica, tipo 2, do HSL, que também está operando normalmente e credenciada à CROSS ? Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde ? do governo do estado de São Paulo?.