02 FEV 2021
SAAE
POÇO PROFUNDO

O Serviço Autônomo de Águas e Esgoto (SAAE) iniciou nesta segunda-feira (01/02) o levantamento topográfico planialtimétrico na Estrada Municipal ? GAR 445, estrada de acesso à Estação de Captação e Recalque B1, no Córrego do Barreiro, até a Estação de Tratamento de Água. Ao todo são 4,5 quilômetros de levantamento que, por meio de projeto a ser executado, proporcionará a implantação de rede adutora, bem como estação intermediária de adução, para a condução da água que será captada no Poço Profundo, de forma que o sistema funcione de maneira independente.

O serviço topográfico, no valor de R$ 6 mil, realizado pela empresa Topengeo de Marília, vai apontar, com precisão, as condições do terreno, distâncias e diferenças de nível, proporcionando melhores condições e confiabilidade na elaboração do projeto do sistema de adução, evitando desperdícios de material e desrespeito às legislações vigentes. ?O levantamento das informações topográficas da estrada para posterior adução da água é a primeira etapa do desenvolvimento do projeto do futuro sistema de adução?, explicou o Engº do SAAE, Carlos Henrique Ortolan.

Atualmente Garça conta com dois pontos de captação de água: a Estação de Captação e Recalque B1, no Córrego do Barreiro, e a Estação de Captação e Recalque B2, na Represa Cascata, que mandam água de superfície para a Estação de Tratamento. O objetivo é que a partir da perfuração do poço profundo o Município tenha como fonte de abastecimento o Aquífero Guarani com a condução da água para a rede de distribuição de forma independente.

Segundo o Diretor Executivo do SAAE, Engº André Pazzini Bomfim ?essa análise é necessária para sabermos de forma detalhada as condições da estrada e fornecer o maior número possível de informações da superfície representada para efeitos de estudo, planejamento e viabilização de projetos. A partir da perfuração do poço, com conclusão prevista para o final deste semestre, teremos condições de mensurar a vazão da água para iniciarmos todo o trabalho de implantação dos sistemas de captação da água do poço, adução para o sistema e tratamento, e esse levantamento já tem que estar pronto?, ressaltou.

(Assessoria de Gabinete/SAAE)