09 ABR 2021
Segunda, dia 12, começa a vacinação contra a gripe nos postos de saúde

Na segunda-feira, 12 de abril, terá início a 23ª campanha nacional de vacinação contra a gripe causada pelo vírus influenza.

Os principais sintomas são febre alta, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta. Outros sintomas são: calafrios, tosse seca, diarréia, vômito e rouquidão.

A influenza (gripe), se não tratada a tempo, pode evoluir para pneumonia ou outras complicações, principalmente nas pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de cinco ano, gestantes e doentes crônicos.

A vacinação em Garça acontecerá nas USFs ? Unidades de Saúde da Família -, conhecidos popularmente como postos de saúde.

A imunização contra a gripe tem como objetivos reduzir as internações e mortalidade decorrentes das complicações das infecções do vírus influenza.

Em 2020 o estado de São Paulo registrou 809 casos de SRAG ? Síndrome Respiratória Aguda Grave atribuíveis ao vírus influenza e também 119 óbitos por complicações da doença.

Etapas da vacinação

O cronograma da campanha é composto por três etapas que se estenderão até dia 9 de julho.

1ª etapa - começará no dia 12 de abril, segunda-feira, e seguirá até 10 de maio. Os grupos a serem vacinados nesta etapa são: trabalhadores da Saúde, indígenas, grávidas em qualquer idade gestacional, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e crianças com idade a partir de 6 meses até cinco anos completos (5 anos, 11 meses e 29 dias).

2ª etapa - a partir do dia 11 de maio será a vez dos idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e dos professores das redes pública e privada.

3ª etapa - iniciará a partir de 9 de junho e será destinada a pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Atenção especial às pessoas que já foram vacinadas contra a Covid-19

É fundamental que quem foi ou for vacinado contra o coronavírus priorize este imunizante e respeite um intervalo mínimo de 14 dias para depois se vacinar contra o vírus influenza, causador da gripe.

Quantas vacinas estão disponíveis em todo o Brasil?

O Instituto Butantan de São Paulo disponibilizou ao Brasil 80 milhões de doses para a campanha nacional, com produção integral do imunizante e sem necessidade de importação de matéria-prima. O imunizante deste ano é constituído por três cepas de Influenza: A/Victoria/2570/2018 (H1N1)pdm09, A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2) e B/Washington/02/2019(linhagem B/Victoria).