Hoje, dia 19 de maio, é celebrado o Dia Nacional de Doação do Leite Humano. A data foi instituída pela Lei nº 13.227/2.015 e representa um momento especial de sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite materno, assim como, uma iniciativa a mais para a proteção e a promoção do aleitamento materno.
Neste sentido, a AHBB ? Associação Hospitalar Beneficente do Brasil -, gestora da média complexidade e do Hospital São Lucas no município, irá fazer uma homenagem, ainda durante esta semana, para as mamães doadoras de leite materno ao posto de coleta de Garça.
A doação é de extrema importância, segura e colabora com a saúde dos bebês, principalmente dos prematuros e de recém-nascidos cujas mães estão impossibilitadas de amamentar.
O leite é a primeira alimentação humana e fonte de nutrientes para as funções biológicas, sendo considerado o melhor alimento para os bebês, por ter papel muito importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico. (fonte: Biblioteca Virtual em Saúde)
Principais benefícios do leite materno:
- Protege a criança contra diarréias, infecções respiratórias e alergias;
- Reduz em até 13% a mortalidade em crianças menores de cinco anos;
- Reduz o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta;
?Em Garça, o trabalho de conscientização sobre a importância do aleitamento e da doação é realizado por uma equipe especializada do Posto de Coleta de Leite Humano da AHBB. A abordagem das mães é realizada logo após o parto, ainda no hospital. Essa equipe também oferece apoio domiciliar, auxiliando nas dúvidas e incertezas das primeiras mamadas do bebê?, informou Vanilze Matheus Miranda, enfermeira responsável pelo Centro de Especialidades Médicas e Posto de Coleta de Leite Humano de Garça.
A enfermeira acrescentou ainda. ?Nós seguimos os rigorosos protocolos das normas técnicas vigentes e tudo é muito seguro, tanto para a doadora, quanto para os bebês que necessitam das doações?.
Qualquer quantidade de leite materno doada pode ajudar. As doações são enviadas para o Banco de Leite Materno do Departamento Regional de Saúde de Marília e, posteriormente, encaminhadas para alimentar recém-nascidos de toda a região.
O telefone para mais informações é o (14) 3471-0999.