27 JUL 2021
Prefeitura de Garça assina convênio com o DETRAN SP
“Programa educação viária é vital”será implantado na rede municipal de ensino
Na manhã de terça, 20 de julho, em São Paulo, foi assinado um convênio entre a Prefeitura Municipal de Garça e o DETRAN - Departamento Estadual de Trânsito. O objetivo é implantação na rede municipal de ensino do “Programa Educação Viária é Vital”.
Garça é um dos 45 municípios do estado contemplados com esse programa que tem como missão reduzir os elevados índices de acidentes de trânsito a partir de ações educativas, e ensinar comportamentos básicos para um deslocamento seguro para que crianças e adolescentes comecem, desde cedo, a adquirir hábitos que contribuirão para a formação de cidadãos mais conscientes, seguros, informados e respeitosos em relação à segurança viária e à própria vida.
O programa é uma parceria do DETRAN-SP com a Fundación Mapfre e Prefeituras Municipais por meio de suas Secretarias de Educação.
Na cerimônia na capital paulista o município foi representado pelo assessor de gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Washington Luiz Martins, gestor do programa no município, e pelo supervisor pedagógico das escolas de ensino fundamental, Tiago Nucci Martins, que na ocasião receberam do diretor do diretor do DETRAN/SP, Ernesto Marcellani Neto, da vice presidente do DETRAN/SP, Neiva Aparecida Doretto e do coordenador pedagógico da Fundación Mapfre, Renato Ribeiro, o termo de convênio.
Participarão deste programa cerca de quarenta profissionais da rede municipal de educação de Garça: professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escola e supervisores. Os profissionais envolvidos neste programa participarão de capacitação pedagógica e todos os concluintes receberão certificados.
A parte prática do “Programa Educação Viária é Vital” envolverá a elaboração de projeto para ser desenvolvido nas escolas municipais e abrangerá um público-alvo de 600 alunos distribuídos em turmas da educação infantil e do ensino fundamental. A coordenação na cidade está sob orientação de Carlos Roberto Rodela.
A Secretária Municipal de Educação, Janete Aparecida Barros Aranha Conessa, ressalta a relevância da educação para o trânsito e suas contribuições para a cidadania com impacto na sociedade. “É um compromisso desta Secretaria oferecer ensino de qualidade para seus alunos, ofertar iniciativas complementares e contribuir na educação para a vida, ajudando no desenvolvimento da responsabilidade dos mesmos, auxiliando para que se tornem melhores cidadãos e assumam suas responsabilidades junto à sociedade”.

Este texto foi produzido com informações da SME – Secretaria Municipal de Educação.

Autor: Fábio Bonassa
Local: SECOM - Secretaria de Comunicação