16 SET 2021
Lei Aldir Blanc: Projeto contemplado envolve alunos e faz resgate da história garcense
“Memória Viva – um resgate à história de Garça por meio de narrativas” será um documentário, disponibilizado para alunos e toda a população
O Projeto “Memória Viva – um resgate à história de Garça por meio de narrativas” é um dos cinco projetos premiados pelo Edital nº 004/2020 – Circula Cultura II, da Lei Federal Aldir Blanc, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura. Nele o proponente, o jornalista Francisco Alves do Nascimento e sua equipe, fazem o levantamento e o resgate de narrativas históricas presentes nas memórias de personagens do município, registrando os depoimentos em formato documentário, que serão de acesso livre aos estudantes, como também para toda a população.
O projeto tem a participação de alunos da Rede Estadual, com o objetivo de “despertar nos alunos dos 6º ao 9º ano o interesse pela cidade em que vivem, por meio de histórias contadas por seus pais, avós, bisavós e tataravós...O trabalho de pesquisa e entrevistas começou há alguns meses, trazendo à tona marcos importantes da história de Garça, por meio do olhar de pessoas que, de alguma forma, participaram do desenvolvimento econômico, social, esportivo e cultural da cidade”, publicou o jornalista.
Ainda segundo o jornalista, o projeto pretende promover o conhecimento, a apropriação da história do município, refletir sobre os acontecimentos passados e, através dessas percepções, analisar o presente e pensar sobre o futuro da cidade.
As visitas nas escolas receberam total apoio da direção das unidades escolares, e envolvimento dos alunos. Ao todo, cerca de mil estudantes poderão participar do Projeto, com redação ou gravação em vídeo, cujo conteúdo esteja, diretamente, ligado à história da cidade. Como incentivo cada escola será contemplada com premiações: 1º lugar, um celular; 2º lugar R$ 200 e 3º lugar, R$ 100. Todos os alunos participantes receberão certificados.
Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação