12 JAN 2022
Dengue: bairro Ferrarópolis recebe nebulização nesta quinta-feira, dia 13
Veja o mapa com as ruas que serão nebulizadas
Com a confirmação de um caso positivo de dengue no Bairro Ferrarópolis, a Secretaria Municipal da Saúde estará nebulizando, entre 7h e 13h, as casas localizadas nas ruas Armando Sales de Oliveira, Padre Paulo de Toledo leite, Tiradentes, Minas Gerais e Severino Barbosa, no perímetro que corresponde às ruas Prudente de Moraes e José Augusto Escobar, conforme o mapa exibido nesta matéria.
A medida é para frear o avanço da contaminação, eliminando a fêmea adulta, que tem o hábito de ficar dentro das casas, por isso a importância de abrir portas e janelas no momento da nebulização e seguir as orientações dos agentes de Saúde e de Endemias, que são capacitados para o serviço.
Este ano Garça registrou três casos confirmados da doença e sete pessoas aguardam pelo resultado. O que preocupa a Vigilância Sanitária é a distribuição dos casos em várias regiões da cidade. Este é o mesmo perfil dos anos de 2010 e 2015, quando o município registrou surto de dengue, e que iniciou com a transmissão dessa mesma maneira.
Ainda segundo a Vigilância Sanitária, o veneno mata o mosquito adulto, não sendo eficaz no combate ao Aedes aegypti em sua fase aquática: ovo, larva e pupa, que crescem dentro dos criadouros com água parada.
Neste sentido, nenhum combate será eficiente sem a ajuda dos moradores. Pelo menos uma vez por semana é preciso eliminar os recipientes que possam acumular água, evitando os criadouros.

PREPARE SUA CASA PARA RECEBER A NEBULIZAÇÃO
Guarde em lugar fechado e/ou mantenha cobertos:
  • Alimentos, água e utensílios de cozinha;
  • Roupas limpas e/ou penduradas no varal (mesmo molhadas)
  • Bebedouros de animais e gaiolas de passarinhos
Retire ou mantenha levantadas:
  • Roupas de cama;
  • Cortinas;
  • Toalhas de mesa.
 Mantenha abertas:
  • Portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida
 Durante a aplicação do inseticida, permaneça na calçada com as crianças e os animais domésticos, só retornando 30 minutos após o término da aplicação do inseticida.
Se na sua casa houver pessoas doentes ou acamadas, estas deverão ser mantidas no quarto, com as portas e janelas fechadas, permanecendo até 30 minutos depois do final da aplicação. Informe os agentes de saúde.

Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação e Eventos