14 JAN 2022
Dengue: a nebulização será no Bairro Labienópolis nesta segunda-feira, dia 17
Veja o mapa com as ruas que serão nebulizadas
Garça registrou este ano três casos positivos de dengue e outras 13 pessoas aguardam pelo resultado do exame. Entre os casos confirmados, um deles é de morador do Bairro Labienópolis. Por isso, nesta segunda-feira, dia 17, das 7h às 13h, haverá nebulização em todas as casas no entorno do caso positivado. A secretaria Municipal da Saúde orienta os moradores para que abram suas casas e deixem as equipes trabalhar, pois só com o veneno atingindo o mosquito ele será eliminado.
As ruas que serão nebulizadas são: América, Vitória, José Rosário e Avenida Labieno da Costa Machado, no perímetro que corresponde entre as ruas 7 de setembro e Prefeito Andrade Nogueira, conforme o mapa exibido nesta matéria.
A medida é para frear o avanço da contaminação, eliminando a fêmea adulta, que tem o hábito de ficar dentro das casas, por isso a importância de abrir portas e janelas no momento da nebulização e seguir as orientações dos agentes de Saúde e de Endemias, que são capacitados para o serviço.
Segundo a Vigilância Sanitária, o veneno mata o mosquito adulto, não sendo eficaz no combate ao Aedes aegypti em sua fase aquática: ovo, larva e pupa, que crescem dentro dos criadouros com água parada.
Neste sentido, nenhum combate será eficiente sem a ajuda dos moradores. Pelo menos uma vez por semana é preciso eliminar os recipientes que possam acumular água, evitando os criadouros.

PREPARE SUA CASA PARA RECEBER A NEBULIZAÇÃO
Guarde em lugar fechado e/ou mantenha cobertos:
  • Alimentos, água e utensílios de cozinha;
  • Roupas limpas e/ou penduradas no varal (mesmo molhadas)
  • Bebedouros de animais e gaiolas de passarinhos
Retire ou mantenha levantadas:
  • Roupas de cama;
  • Cortinas;
  • Toalhas de mesa.
Mantenha abertas:
  • Portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida.
Durante a aplicação do inseticida, permaneça na calçada com as crianças e os animais domésticos, só retornando 30 minutos após o término da aplicação do inseticida.
Se na sua casa houver pessoas doentes ou acamadas, estas deverão ser mantidas no quarto, com as portas e janelas fechadas, permanecendo até 30 minutos depois do final da aplicação. Informe os agentes de saúde.

Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação e Eventos