29 MAR 2022
Hemocentro itinerante da SAS Brasil estará em Garça de 5 a 8 de abril
A iniciativa da startup social SAS Brasil percorre o país desde 2020 e, para esta ação, conta com o apoio da Prefeitura de Garça, Hemocentro de Marília e Famema
A SAS Brasil, startup social que leva saúde especializada a regiões de vulnerabilidade em todo o país, se uniu à Drogaria São Paulo e à Roche Brasil, para retomar uma ação inovadora: o Hemocentro Itinerante da SAS Brasil. Depois de passar pela região metropolitana de São Paulo, em 2020, e por cidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e do Distrito Federal, em 2021, o banco de sangue móvel retoma a ação de volta ao estado de São Paulo, com o apoio do Hemocentro Público de Marília, da Faculdade de Medicina e Enfermagem de Marília (Famema), da Prefeitura Municipal de Garça e do projeto AMORSEDOA.
Neste começo de ano, após passagem por Guarulhos, Morumbi, Taboão da Serra, Campinas, Indaiatuba, Osasco e Tatuapé, o banco de sangue móvel chega a Garça, interior paulista, entre 5 e 8 de abril. As doações poderão ser feitas das 8h às 12h, na Praça Hilmar Machado de Oliveira, 102, (em frente à Prefeitura), com agendamento prévio. (Clique aqui para fazer o seu agendamento)
Em 2020, a SAS Brasil deu início ao Hemocentro Itinerante, com o intuito de contribuir com a coleta de sangue nos hemocentros brasileiros, além de fomentar a cultura de doação de sangue no país. Naquele ano, ao longo de cerca de dois meses e meio, mais de 2,1 mil pessoas doaram, beneficiando potencialmente quase 9 mil pessoas. Durante a campanha, a carreta foi adaptada para as doações em linha com as normas de segurança sanitária de prevenção à covid-19. Em 2021, centenas de pessoas doaram mais de 600 litros de sangue, que beneficiarão mais de 5 mil pacientes que precisam de transfusão. Em 2022, 665 pessoas já fizeram a doação de sangue e mais de 2,6 mil serão potencialmente beneficiadas. Já são 316 litros de sangue doados. A carreta já rodou mais de 300 km este ano.
Confira o balanço de 2020 - 2022 (até 22.mar):
  • 4.140 doações;
  • 16.560 pessoas potencialmente beneficiadas;
  • 1.912 litros de sangue coletados;
  • 7.736 km rodados pela carreta.
Números de doadores, até o momento, de 2022:
  • 600 pessoas.
Com a pandemia, os estoques dos principais hemocentros brasileiros sofreram reduções significativas: mesmo pessoas que já tinham o hábito de doar sangue regularmente deixaram de ir aos centros recolhedores.
“Utilizar a carreta com impacto entre uma e outra expedição da SAS Brasil sempre foi um objetivo nosso”, diz a médica Adriana Mallet, CEO da organização. “Ver este projeto entrar no terceiro ano, ainda mais maduro e com números tão significativos e parceiros tão importantes como a Drogaria São Paulo e a Roche nos faz imensamente felizes”, completa.
Para ampliar o alcance da ação, a SAS Brasil conta, desde 2021, com o patrocínio do Grupo DPSP (formado pelas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo), que também tem em suas premissas o atendimento de qualidade e o acesso efetivo à saúde. “Esse é um projeto pioneiro que nos enche de orgulho pela sua relevância e abrangência”, ressalta Andrea Sylos, diretora comercial e de Marketing do Grupo DPSP. “O número de doações reduziu muito durante a pandemia e o Hemocentro Itinerante se propõe a reverter esse cenário. É a primeira vez que uma rede de farmácias viabiliza uma ação como essa no país”, diz ela. Segundo a executiva, “por meio da carreta, aproximamos os hemocentros de locais com amplo movimento, estimulando ainda mais pessoas a realizarem esse gesto de solidariedade tão importante e necessário. A primeira fase do projeto foi um sucesso e não tenho dúvidas que conseguiremos repetir esses bons números em São Paulo também”.
A fim de somar mais esforços, a Roche Brasil, parceira da SAS Brasil desde a criação da startup, em 2013, também está patrocinando o Hemocentro Itinerante em 2022, a exemplo do que fez em 2020. "A queda nas doações de sangue é um cenário preocupante, que foi acentuado em meio à pandemia e demanda atuação proativa e solidária em prol da reposição dos estoques dos hemocentros”, comenta Adriana Lima, Gerente Jurídica, de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Roche Farma. Seguindo o nosso propósito de não deixar nenhum paciente para trás, mais uma vez a Roche se alia à SAS Brasil, para incentivar os cidadãos a exercerem um ato humanitário e simples que pode salvar vidas”, completa a executiva.
Nesta etapa, a SAS Brasil conta também com o apoio do Hemocentro Público de Marília, da Faculdade de Medicina e Enfermagem de Marília (Famema), da Prefeitura Municipal de Garça e do projeto AMORSEDOA.
Para acompanhar a chegada da carreta a novas regiões basta acessar o site e as redes sociais da SAS Brasil.
Serviço: Hemocentro Itinerante da SAS Brasil - Drogaria São Paulo e Roche Brasil (etapa SP)
Data: 5 e 8 de abril (terça a sexta)
Horário: das 8h às 12h
Endereço: Praça Hilmar Machado de Oliveira, 102, (em frente à Prefeitura), Garça, SP.
Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação e Eventos