Atrasos estão acontecendo no pagamento de algumas obras que tem recursos federais na liberação dos recursos, ou seja, são de financiamentos.
Houve uma denúncia da empresa que está executando a obra ao lado do ginásio João Gonzales de que os pagamentos não acontecem desde julho de 2022.
Como 2022 foi ano eleitoral, a liberação dos recursos realmente é suspensa até que o pleito eleitoral seja finalizado, o que aconteceu em dezembro daquele ano.
Sobre os pagamentos de 2023, a suspensão aconteceu devido à obra das calçadas ter ficado parada por mais de 180 dias quando houve a troca da empresa executora. Devido ao período parado há um bloqueio automático na liberação dos recursos para pagamento.
Uma outra situação é a maneira da comprovação de que a obra está sendo realizada. Antes era por execução, ou seja, por metro linear realizado; e agora a medição é por evento. Nas calçadas, por exemplo, quando aconteceu a retirada de todo material antigo do piso em uma quadra completa, é um evento. A concretagem em toda quadra, é outro evento. E assim por diante.
Tão logo a comprovação da efetiva realização das obras aconteça e seja aceita pela Caixa Econômica Federal, os recursos das referidas obras devem ser liberados para as quitações junto às empresas.