28 FEV 2023
Alunos da EMEF Maria do Carmo visitam A Casa do Mico
Os alunos participaram de um concurso que premiou a melhor redação com um passeio em comemoração da data.
A Estação Ecológica Caetetus, em parceria com a Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, premiou com um passeio ecológico uma das turmas de 5º ano do ensino fundamental do município de Garça.
Para concorrer, os alunos assistiram a um vídeo com informações sobre essa espécie de primata e cada turma elaborou um pequeno texto, abordando o motivo pelo qual desejavam conhecer "a Casa do Mico".
Os textos foram lidos e avaliados por uma comissão formada por representantes das entidades envolvidas na ação. No dia de hoje, 28 de fevereiro, o 5º ano B da EMEF "Maria do Carmo Pompeu Castro", que teve seu texto selecionado, esteve na Estação Ecológica Caetetus. Os alunos das professoras Tatiani Aparecida de Oliveira e Vanessa Lopes Toffoli Bezerra, participaram de uma palestra especial, passearam por uma trilha ecológica e saborearam um delicioso lanche.
No percurso da trilha, os alunos puderam observar um local que serve de abrigo do Mico Leão Preto e tirar suas dúvidas sobre a espécie.

Confira o vídeo educativo sobre o Mico Leão Preto que foi desenvolvido para essa ação no Youtube da Prefeitura.

Confira o texto campeão:

Por que gostaríamos de conhecer a casa do mico?

Gostaríamos muito de conhecer a casa do mico, pois ao assistirmos o vídeo sobre o modo como ele vive, ficamos imensamente curiosos em imaginar como deve ser morar em um lugar tão lindo, enorme, arborizado e cheio de amigos.
Ficaremos imensamente felizes se pudermos conhecer o mico e presenciar as traquinagens do “levado” juntamente com seus amigos pulando de galho em galho desbravando a imensidão da mata atlântica.
Pensamos que é privilegiado por habitar um lugar onde imaginamos que seja cheio de surpresas, silencioso onde só se ouve o som dos animais ali habitantes. Imaginamos que esse lugar ofereça ar puro e diferentes belezas em sua fauna e flora onde deve se rodear um misto de diferentes tons de verde e outras cores imagináveis.
Refletimos ainda em um habitat onde a todo momento se é surpreendido com animais e insetos camuflados.
Diante de tamanha curiosidade e imaginações despertadas que invadem nossos pensamentos sobre como deve ser a casa do mico é que gostaríamos muito de conhecer a “casa do mico”, com certeza será uma experiência repleta de descobertas e aprendizagens que não gostaríamos de perder.

Saiba mais sobre o Mico Preto:
No dia 28 de fevereiro é comemorado o Dia do Mico-Leão-Preto (Leontopithecus chrysopygus), primata símbolo de São Paulo e que é considerado Patrimônio Ambiental do Estado, por meio do Decreto 60.519/2014.
A espécie já foi considerada extinta no passado, sendo redescoberta nos 1970, quando iniciaram-se os estudos para sua conservação. Atualmente, o mico leão preto só está presente em alguns remanescentes florestais, sendo considerada uma das espécies de primatas mais ameaçadas de extinção no estado e recebendo a classificação de “Em Perigo”, conforme o Decreto 63.853/2018.

Siga a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente nas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100057364274909

Assinatura 4 logos

Canais Oficiais da Prefeitura de Garça:
Site: garca.sp.gov.br
Telegram: canal de notícias t.me/prefeituragarca
WhatsApp: grupos de notícias 1 https://chat.whatsapp.com/J34bEXYO8hQJZeGsuYqo2O e 2 https://chat.whatsapp.com/Gx7jk3YhsEZ5CtjHf4gUUg; ambos recebem as mesmas notícias.
Instagram: instagram.com/prefeituragarca
Facebook: facebook.com/prefeituragarca