18 JUL 2023
CAPACITAÇÃO, PALESTRAS E TREINAMENTOS
Servidores da Educação fazem curso de Primeiros Socorros
O curso acontecerá nos dias 19, 20 e 21, e tem como objetivo demonstrar de forma teórica e prática como auxiliar pessoas que necessite de socorro pré-hospitalar dentro das unidades escolares municipais.
Agora pode ser período de férias escolares, mas os servidores da educação aproveitam o período para virar "alunos" e focar em tudo o que pode ser melhorado nas unidades escolares para que o ano todo das crianças seja cheio de informação, diversão e segurança.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral - FAEF pelo Núcleo de Extensão e Ações Comunitárias - NEACO, aproveita o período para ministrar um curso de Primeiros Socorros para supervisores, diretores, coordenadores, docentes e funcionários da rede de educação municipal, nos dias 19, 20 e 21 de julho. Todos os servidores que participarem do curso servirão como multiplicadores em suas unidades escolares, com partilhando com quem não pode estar presente, tudo o que aprendeu nesses dias de intenso ensinamento.

O curso será ministrado pela professora Doutora Joice Fernanda Soares Albino Ghezzi e pela professora Valéria dos Santos Trevizan. O curso será dividido por grupos e ministrado por três dias, sendo chamados supervisores, coordenadores e funcionários no dia 19; supervisores, diretores e docentes dos Núcleos de Educação Infantil e EMEIs no dia 20; e, supervisores, diretores e docentes do Ensino Fundamental no dia 21.

Com informações teóricas e práticas, o Curso de Primeiros Socorros é amparado pela Lei Federal n°13.722 de 4/10/2018, conhecida como a Lei Lucas, que “Torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil”, e também pela Lei Municipal n°5.513 de 9/12/2022, que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de curso de primeiros socorros por professores e funcionários de escolas públicas e particulares instaladas no município de Garça.

Durante o curso serão passadas informações sobre a aplicação de técnicas corretas da ressuscitação cardiopulmonar, manobra de desobstrução de vias áreas; manejo da vítima em situações de contusões, distensão, entorses e câimbras; sangramento nasal; desmaio e convulsões. Além disso, será explanado sobre a importância dos primeiros socorros em situações de urgência e emergência, e apresentadas quais são as consequências de um bom ou mau atendimento pré-hospitalar para a saúde da pessoa.

Assinatura 4 logos
Canais Oficiais da Prefeitura de Garça:
Site: garca.sp.gov.br
Telegram: canal de notícias t.me/prefeituragarca
WhatsApp: canal de notícias https://chat.whatsapp.com/IIuiXoed0RB5jhH2vvCJOu.
Instagram: instagram.com/prefeituragarca
Facebook: facebook.com/prefeituragarca