02 AGO 2023
CONFERÊNCIAS, SEMINÁRIOS E FÓRUNS MUNICIPAIS
CONSELHOS MUNICIPAIS
COMSEA realiza Conferência sobre Segurança Alimentar
A Conferência acontece dia 4 de agosto, das 8h às 12h30 e é aberta para toda a população.
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Garça realizará na sexta-feira, dia 4, a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com o tema central "Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade".

A acontece no Auditório da Secretaria de Educação, localizada na rua Padre Paulo de Toledo Leite, 411, com início marcado para às 8h e termino previsto para às 12h30.

Não é necessário inscrição prévia, basta chegar ao local e efetuar seu cadastramento no início do evento, pois é através dele que será emitido um certificado de participação após a Conferência.

Segundo o Presidente do CONSEA, Washigton Luiz Martins, a Conferência contará com palestra sobre o reaproveitamento de alimentos, exposição de dados sobre a segurança alimentar no município durante o período de período de pandemia e, posteriormente, os participantes serão divididos em eixos para dialogar e definir as prioridades de trabalho.

Os eixos de debate serão:
EIXO 1 – Determinantes Estruturais e Macrodesafios para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional

Por um desenvolvimento socioeconômico sustentável, solidário e justo que enfrente os determinantes estruturais da(s) fome(s), promova Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, garanta a superação das desigualdades, dos racismos e do patriarcado, e promova justiça socioambiental, econômica, política e cultural do âmbito local ao global.

EIXO 2 – Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas Garantidoras do Direito Humano à Alimentação Adequada
Diretrizes para o fortalecimento e popularização do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN enquanto sistema público intersetorial de fomento, pactuação, articulação, implementação, gestão federativa e controle social de políticas públicas que garantam direitos e assegurem produção, abastecimento e acesso de todas as pessoas à Comida de Verdade.

EIXO 3 - Democracia e Participação Social
Aprofundar e ampliar a democracia por meio do controle e da participação social, do fortalecimento de estratégias de exigibilidade do Direito Humano à Alimentação Adequada - DHAA e do protagonismo dos sujeitos de direito e dos seus territórios na conformação de sistemas alimentares justos, equitativos, antirracistas, sustentáveis, promotores de saúde e livres de conflito de interesses, em âmbito local e global.

Washigton diz que a participação da população é essencial neste momento de debate. "Contamos com a presença de toda população e do poder público, pois é um momento muito importante para o nosso município. Com essa Conferência buscamos um direcionamento para que, juntos, possamos buscar soluções para fortalecermos os compromissos políticos com a Democracia, com a erradicação da fome com Comida de Verdade e com o Direito Humano à Alimentação Adequada".

Assinatura 4 logos
Canais Oficiais da Prefeitura de Garça:
Site: garca.sp.gov.br
Telegram: canal de notícias t.me/prefeituragarca
WhatsApp: canal de notícias https://chat.whatsapp.com/J34bEXYO8hQJZeGsuYqo2O.
Instagram: instagram.com/prefeituragarca
Facebook: facebook.com/prefeituragarca